Empresa Privada Chinesa Coloca Satélites Em Órbita

Space Today
5 set 2018

Um foguete desenvolvido pela empresa chinesa iSpace foi lançado nessa quarta-feira, dia 5 de Setembro de 2018 carregando 3 pequenos satélites no que pode ser considerado mais um marco na indústria privada espacial da China.

O foguete SQX-1Z foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no noroeste da China e entrou no espaço em um nível suborbital. Dois dos satélites foram lançados no espaço para teste enquanto um terceiro satélite reentrou na atmosfera e caiu de paraquedas na Terra.

Essa deve ter sido a primeira vez que uma empresa privada chinesa lançou satélites no espaço. Fundada em 22016, a iSpace desenvolve lançadores comerciais de alta qualidade, baixo custo e resposta rápida para servir para os construtores de micro-satélites, operadores, institutos de pesquisa, universidades da China e de outros países.

O programa espacial da China tradicionalmente tem sido executado pelos militares, mas um grande número de lançadores de satélites comerciais tem surgido nos anos recentes, nos moldes das empresas americanas como a SpaceX e a Blue Origin.

Em Maio de 2018, a empresa OneSpace Technologies baseada em Pequim se tornou a primeira empresa privada chinesa a enviar um foguete para o espaço, lançando o foguete OS-X de 9 metros de comprimento para um voo de teste que acabou falhando e caiu de volta na Terra.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-09-private-chinese-space-company-satellites.html

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.