pia20501-1041

Duas Pequenas Luas Apostam Corrida Nos Anéis de Saturno

Space Today
4 out 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia20501-1041

Duas pequenas luas de Saturno, quase se perdem em toda a grandeza dos anéis do planeta. Pan, visível dentro da Falha de Encke na parte inferior direita da imagem, está no processo de ultrapassar o lento Atlas, visível na parte superior esquerda.

Todos os corpos em órbitas, sejam eles grandes ou pequenos, seguem as mesmas regras básicas. Nesse caso Pan (com 28 km de diâmetro) tem sua órbita mais próxima de Saturno do que Atlas (com 30 km de diâmetro). De acordo com as regras de movimento planetário deduzidas por Johannes Kepler, a mais de 400 anos atrás, Pan orbita o planeta mais rápido que Atlas.

Essa imagem foi feita com as câmeras da Cassini apontadas na direção do lado iluminado dos anéis a partir de 39 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 9 de Julho de 2016.

A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 5.5 milhões de quilômetros de Atlas e com o conjunto Sol-Atlas-Cassini em fase com ângulo de 71 graus. A escala da imagem é de 33 quilômetros por pixel.

A missão da sonda Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite  http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é: http://ciclops.org.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia20501/two-tiny-moons

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários