Dois Exoplanetas Classificados Como Super-Terras São Descobertos Ao Redor da Estrela Próxima HD7924

Space Today
30 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_2744_1e-HD-7924

Uma equipe de astrônomos usando três telescópios em Terra nos EUA descobriram dois exoplanetas classificados como super-Terras ao redor de uma estrela próxima conhecida como HD 7924.

A HD 7924 é uma estrela anã do tipo-K de magnitude 7, com um raio de cerca de 78% o raio do Sol. Essa estrela está localizada na constelação da Cassiopeia a aproximadamente 54 anos-luz de distância da Terra.

Os astrônomos já sabiam que existia no mínimo um exoplaneta orbitando essa estrela: eles descobriram o HD 7924b – uma super-Terra com massa 9.2 vezes maior que a massa da Terra e com um período orbital de 5.4 dias – em 2009.

Mas agora, novas observações feitas com o Automated Planet Finder Telescope no Observatório Lick, na Califórnia, o W.M. Keck em Maunakea no Havaí e o Automatic Photometric Telescope no Observatório Fairborn no Arizona, têm mostrado que existem no mínimo três exoplanetas orbitando a estrela HD 7924.

Esses exoplanetas adicionais, o HD 7924c e d – possuem massas de 7.9 e 6.4 vezes a massa da Terra e possuem um período orbital de 15.3 e 24.5 dias.

image_2744_2e-HD-7924

Os astrônomos os descobriram detectando uma variação do brilho da estrela HD 7924 à medida que o planeta a orbitava e puxava a sua estrela gravitacionalmente.

O Automated Planet Finder (APF) e o Observatório Keck, traçaram as órbitas dos planetas por muitos anos usando a técnica Dopler. O Automatic Photometric Telescope fez medidas cruciais do brilho da estrela HD 7924 para garantir assim a validade das descobertas planetárias.

“A nova instalação do APF oferece uma maneira de se acelerar a pesquisa por exoplanetas. Os planetas podem ser descobertos e suas órbitas podem ser traçadas mais rapidamente, pois, o APF é uma instalação dedicada que roboticamente pesquisa por planetas para cada noite clara”, disse Lauren Weiss da Universidade da Califórnia, Berkeley uma das participantes da equipe.

“Nós inicialmente usamos o APF como um telescópio normal, mantendo-o ativo toda a noite e pesquisando estrela a estrela. Mas a ideia de deixar um computador controlando o instrumento, foi muito boa, principalmente depois de meses sem dormir direito. Assim, nós escrevemos um software para nos substituir como se fosse um robô”, disse Benjamin Fulton, o líder da equipe da Universidade do Havaí.

Em honra às doações de Gloria e Ken Levy que ajudaram a facilitar a construção do espectrógrafo no APF e apoiaram Lauren Weiss, os astrônomos nomearam informalmente o sistema da estrela HD 7924, de Sistema Planetário Levy.

O artigo apresentando a descoberta dos exoplanetas na estrela HD 7924 foi aceito para publicação no Astrophysical Journal e se encontra no final desse post.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-super-earth-exoplanets-hd7924-02744.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários