Conheça a NGC 5398 Uma Galáxia Que Está Passando Por Um Intenso Processo de Formação de Estrelas

Space Today
11 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Essa imagem mostra a NGC 5398, uma galáxia espiral barrada, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz de distância da Terra.

A galáxia é famosa por contem uma região HII especialmente extensa, uma grande nuvem composta de hidrogênio ionizado, ou HII, pronuncia-se H-dois, o H sendo o símbolo do hidrogênio e o II indicando que os átomos estão perdendo um elétron e se tornando ionizados. A nuvem da NGC 5398 é denominada de Tol 89 e pode ser vista na parte inferior esquerda terminal da barra central de estrelas da galáxia, uma estrutura que cortao núcleo galáctico e afunila o material para o centro para manter a formação de estrelas ativa ali.

A Tol 89 é a o único complexo massivo de formação de estrelas grande da galáxia, com uma extensão de aproximadamente entre 4000 e 5000 anos-luz. Esse complexo contém no mínimo sete aglomerados de estrelas jovens e massivos. Os dois aglomerados mais brilhantes dentro da Tol 89, que os astrônomos simplesmente chamam de A e B parecem estar sofrendo duas explosões de atividade de formação de estrelas, a 4 e 3 milhões de anos atrás respectivamente. Acredita-se que a Tol 89-A contenha um número grande de estrelas particularmente brilhantes e massivas conhecidas como estrelas Wolf-Rayet, que são conhecidas por suas altas temperaturas e seus extremos ventos estelares.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1737a/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.