atlas

CERN Apresenta As Medidas Mais Precisas Já Feitas do Bóson de Higgs

Space Today
3 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

atlas

Três anos depois do anúncio da descoberta de uma nova partícula, o chamado Bóson de Higgs, os experimentos ATLAS e CMS apresentaram pela primeira vez as medidas combinadas de muitas de suas propriedades, na terceira conferência anual Large Hadron Collider Physics Conference (LHCP 2015). Combinando suas análises dos dados coletados em 2011 e 2012, o ATLAS e o CMS puderam apresentar a imagem mais nítida  do Bóson de Higgs obtida até hoje. Os novos resultados forneceram em particular, uma melhor precisão na sua produção e no decaimento, e como ele interage com outras partículas. Todas as propriedades medidas estão de acordo com as previsões feitas pelo Modelo Padrão, e serão adotadas como referência para as novas análises nos meses seguintes, permitindo a pesquisa de novos fenômenos físicos. Isso segue as melhores medidas da massa do Bóson de Higgs, publicadas em Maio de 2015 (artigo no final do post) depois de uma análise combinada feita pelos dois experimentos.

“O Bóson de Higgs é uma fantástica nova ferramenta para se testar o Modelo Padrão da física de partículas e estudar o chamado Mecanismo de Brout-Englert-Higgs que fornece massa para as partículas elementares”, disse o Diretor Geral do CERN, Rolf Heuer. “Existem muito benefícios em combinar os resultados de grandes experimentos para atingir a alta precisão necessária para os próximos avanços no nosso campo. Desse modo, nós realizamos algo que um único experimento levaria no mínimo 2 anos para conseguir”.

cms

Existem diferentes maneiras de se produzir um Bóson de Higgs, e diferentes maneiras de como o Bóson de Higgs decai para outras partículas. Por exemplo, de acordo com o Modelo Padrão, a teoria que descreve as melhores forças e partículas, quando o Bóson de Higgs é produzido, ele deve decair imediatamente em cerca de 58% dos casos em um Bottom Quark e num Bottom Antiquark. Combinando seus resultados, o ATLAS e o CERN determinaram com a melhor precisão até o momento a taxa dos decaimentos mais comuns.

Essas medidas precisas das taxas de decaimento são cruciais já que elas estão diretamente ligadas à intensidade da interação da partícula de Higgs com outras partículas elementares, bem como com suas massas. Além disso, o estudo do seu decaimento é essencial na determinação da natureza do bóson descoberto. Qualquer desvio nas taxas medidas comparadas com àquelas previstas pelo Modelo Padrão colocaria em questão o Mecanismo de Brout-Englert-Higgs e possivelmente abrindo a porta para uma nova física além do Modelo Padrão.

Combined measurement of_the_higgs_boson_mass_with_atlas_and_cms_experiments from Sérgio Sacani

Fonte:

http://home.web.cern.ch/about/updates/2015/09/atlas-and-cms-experiments-shed-light-higgs-properties

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários