Astrônomos Descobrem o Par Mais Próximo de Buracos Negros no Universo

Space Today
18 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_2717-Black-Hole-Merger

Uma equipe de astrônomos norte-americanos descobriu o par de buracos negros supermassivos mais próximos até agora no universo.

O par de buracos negros está localizado no centro do quasar chamado de PKS 1302-102, a aproximadamente 3.5 bilhões de anos-luz de distância.

Esses dois buracos negros estão separados de apenas uma semana-luz e estão num movimento espiral um em direção ao outro que deve acabar com uma colisão cataclísmica.

Em contraste, o par de buracos negros mais próximos descoberto até então estava separado de aproximadamente 20 anos-luz.

“Isso é o mais próximo que nós podemos ir observando dois buracos negros na sua rota de colisão massiva”, disse o Dr. Zoltán Haiman, líder da equipe da Universidade de Columbia.

“Observando esse processo alcançar seu máximo, pode nos dizer se os buracos negros e as galáxias crescem na mesma taxa, e por fim testar uma propriedade fundamental do espaço-tempo: sua habilidade de carregar vibrações chamadas de ondas gravitacionais, produzidas, no último e mais violento estágio da fusão”.

O par de buracos negros, de acordo com o Dr. Haiman e seus colegas, está gerando flashes de luz rítmicos vindos do PKS 1302-102, também conhecido como PG 1302-102.

A equipe prevê uma fusão entre 20000 e 350000 anos, a contar de agora, com uma melhor estimativa para que ela aconteça em 100000 anos.

“Os buracos negros estão circulando em direção a uma colisão tão poderosa que enviará uma explosão de ondas gravitacionais através da fábrica do próprio espaço-tempo”, disseram os astrônomos.

“A detecção de ondas gravitacionais nos permitirá pesquisar os segredos da gravidade e testar a teoria de Einstein, no ambiente mais extremo no nosso universo – os buracos negros”, disse Daniel D’Orazio, um membro da equipe, da Universidade de Columbia.

“Isso é o santo graal na nossa área de pesquisa”!

Relativistic boost as_the_cause_of_periodicity_in_a_massive_black_hole_binary_candidate from Sérgio Sacani

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-closest-pair-supermassive-black-holes-03251.html

alma_modificado_rodape1051

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários