lovejoy_espetacular1

Astrofotógrafo Austríaco Faz Imagem Espetacular do Cometa Lovejoy (C/2014 Q2)

Space Today
13 jan 2015

lovejoy_espetacular1

observatory_150105No dia 11 de Janeiro de 2015, Michael Jäger de Weißenkirchen, na Áustria, fotografou algo parecido com uma parte da Via Láctea criando um meandro através da constelação de Taurus. Contudo, não era a Via Láctea.

O que o astrofotógrafo registrou foi na verdade a cauda do cometa Lovejoy (C/2014 Q2), que agora se estica por mais de 10 graus através do céu. Só para ficar fácil de entender, esse comprimento equivale a 20 vezes a largura da Lua Cheia no céu. Enquanto que a verdadeira Via Láctea é feita de estrelas, a cauda do cometa Lovejoy é composta de gás ionizado, e é consideravelmente mais dinâmica. No início do mês de Janeiro de 2015, uma tempestade magnética gerou um evento de desconexão da cauda, e uma bolha de plasma se propagou pela longa estrutura gasosa.

A cauda do cometa Lovejoy, embora apareça de forma magnífica nessa imagem, é bem apagada. Consideráveis conhecimentos são necessários para fotografar os delicados jatos e os meandros da cauda. Contudo, qualquer um pode ver o cometa no céu, que está atualmente com uma magnitude próxima de 4 e localizado na constelação de Taurus. Se você estiver num local escuro e com o olho treinado consegue observar o cometa a olho nu, já dentro da cidade a melhor forma de observar o cometa é com binóculos. No mapa abaixo é possível ver a posição do cometa até o dia 15 de Janeiro.

mapa_lovejoy

Fonte:

http://spaceweathergallery.com/indiv_upload.php?upload_id=106811

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários