Asteroide Ryugu Fotografado A 6km de Distância

Space Today
4 ago 2018

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, JAXA, revelou uma imagem espetacular de detalhe do asteroide Ryugu, capturada pela sonda Haybusa 2.

Desde que a Haybusa 2 chegou no Ryugu, no dia 27 de Junho, os engenheiros da JAXA estão operando a sonda a uma distância de 20 km acima da superfície do asteroide.

Mas, no dia 16 de Julho de 2018, a sonda mudou um pouco de posição e chegou mais perto do asteroide, ficou a apenas 6 km acima da sua superfície.

“Nós observamos que toda a superfície do Ryugu é coberta com grandes pedaços de rochas, nós não tínhamos visto isso ainda em um asteroide”, disse o Dr. Ralf Jaumann, um cientista planetário da German Aerospace Center, e o principal pesquisador do módulo de pouso MASCOT que está dentro da Haybusa 2.

“A maior cratera na superfície do Ryugu está localizada perto do centro da imagem e podemos ver claramente a sua forma”, disseram os cientistas da JAXA.

“É possível ver também que a superfície do Ryugu é coberta com um grande número de pedaços de rochas”.

“Essa imagem trará importantes informações à medidas que nós temos que escolher um local para pousar o módulo e também para recolher as amostras. Provavelmente, o Ryugu é um fragmento de uma colisão anterior entre dois corpos”, disse o Dr. Jauman.

“Contudo, nós estamos vendo o asteroide por um curto espaço de tempo agora, e só estamos vendo a sua superfície, à medida que as análises se aprofundarem será possível contar a história desse interessante objeto do Sistema Solar”.

Fonte:

[http://www.sci-news.com/space/asteroid-ryugu-close-up-06269.html]

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.