Assinaturas do Passado

Space Today
30 jan 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Esta fotografia mostra o telescópio de 3,6 metros do ESO, situado no Observatório de La Silla no Chile. A Lua domina o céu noturno, brilhando tão intensamente que “pinta” o céu de azul!

No entanto, a estrutura que mais se destaca na imagem é a rocha vermelha situada em primeiro plano, que se encontra gravada com desenhos pré-históricos  — assinaturas do passado da região. Podemos encontrar vários petroglifos do mesmo gênero ao redor de La Silla, mas esta rocha em particular faz parte do local mais rico da região.

Um rastreio fotográfico e topográfico completo destas gravuras rupestres foi realizado em 1990. As rochas gravadas mostram predominantemente cenas com homens e animais, assim como misteriosas figuras geométricas. Pensa-se que estes petroglifos tenham origem no complexo El Molle — a primeira cultura do norte do Chile. Os geólogos acreditam que no primeiro milênio da nossa era choveu muito mais do que atualmente, o que terá permitido a existência e o desenvolvimento de várias culturas civilizadas no deserto do Atacama.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1705a/?lang

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários