As Crateras Juling e Kupalo Em Ceres

Space Today
19 ago 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Essa região em Ceres, localizada nas vizinhanças da Cratera Toharu, apresenta duas pequenas crateras: Juling, na parte superior da imagem, com 20 km de diâmetro e a Kupalo na parte inferior da imagem com 26 km de diâmetro. Uma visão mais ampla dessas crateras pode ser encontrada abaixo. Ambas as crateras são relativamente jovens, como é indicado pelos anéis bem nítidos e bem preservados.

Essas feições estão localizadas na mesma latitude aproximada, cerca de 38 graus sul, como a Cratera Tawals e mostra formas similares e um terreno acidentado. Essas feições podem refletir a presença de gelo abaixo da superfície. Feições brilhantes sutis podem ser distinguidas em alguns locais. Essas feições apresentam locais que provavelmente foram escavados por pequenos impactos e deslizamentos de terra ao longo dos taludes dos anéis das crateras. Isso sugere que um tipo diferente de material, provavelmente rico em sal está presente logo abaixo da superfície.

Juling tem esse nome em homenagem ao espírito malaio das plantações Sakai/Orang Asli, e Kupalo tem esse nome em homenagem ao Deus Russo da vegetação e da colheita.

A sonda Dawn da NASA adquiriu essa imagem no dia 24 de Agosto de 2016. A imagem foi feita durante a missão estendida da sonda Dawn, desde a sua órbita de mapeamento de baixa altitude a 385 km acima da superfície de Ceres. As coordenadas do centro da imagem são 38 graus de latitude sul e 165 graus de longitude leste.

A missão da sonda Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virgínia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão.

Para a lista complete dos participantes da missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.

Para mais informações sobre a missão da sonda Dawn, visite: http://dawn.jpl.nasa.gov.

Fonte:

https://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA21753 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.