A Primeira Luz da ExoMars

Space Today
14 abr 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

ExoMars_first_light

A sonda ExoMars das agências espaciais ESA e ROSCOSMOS está em excelente estado depois de um mês de seu lançamento, com o módulo orbital mandando as primeiras imagens de testes feitas de um campo estrelado na sua rota rumo ao Planeta Vermelho.

Nas semanas que se seguiram depois do lançamento em 14 de Março de 2016, os operadores da missão e os cientistas verificaram intensamente, tanto o TGO como o Schiaparelli, as duas sondas que fazem parte dessa primeira parte da missão ExoMars, para ter certeza que eles estarão prontos para chegar a Marte em Outubro.

Os sistemas de navegação, controle e comunicação foram setados, a antena de alto ganho de 2.2 metros de diâmetro já envia dados a 2 Mbit/s para a Terra, e os instrumentos científicos estão passando pelos testes iniciais.

Quando estiver orbitando Marte, a missão principal do TGO será medir a abundância e a distribuição de gases raros na atmosfera de Marte, com sensores sofisticados. O gás de particular interesse é o metano que pode apontar para um processo geológico ou até mesmo biológico no planeta.

Enquanto isso a Schiaparelli irá demonstrar uma tecnologia inovadora para realizar um pouso controlado em Marte, programado para acontecer no dia 19 de Outubro de 2016.

Todos os sistemas foram ativados e conferidos, de modo que os controladores da missão podem ficar mais tranquilos. No dia 7 de Abril de 2016, a câmera de alta resolução do TGO, foi ligada pela primeira vez e fez suas primeiras imagens do espaço.

ExoMars_first_light_-_annotated

A imagem mostra uma parte do céu aleatoriamente selecionada perto do polo celeste sul. Essa imagem é composta por dois frames feitos de direções levemente diferentes usando o mecanismo de rotação da câmera. Subtraindo um frame do outro revela-se um número de imagens de estrelas igualmente afastadas positivas e negativas. Isso é feito para mostrar que tanto o mecanismo de apontamento como a própria câmera estão trabalhando muito bem.

Vale lembrar que essa câmera não foi feita para tirar fotos de estrelas, mas o teste é muito válido. Quando estiver em Marte, ela será usada para estudar as feições na superfície do Planeta Vermelho, incluindo aquelas relacionadas com as fontes de gás como os vulcões.

Os sensores para medir os traços de gases, juntamente com o detector atômico de partículas, que será capaz de detectar depósitos de água subterrânea, também foram ligados pela primeira vez, e a equipe científica obteve os primeiros dados. Os responsáveis pela missão também conduziram testes com o módulo Schiaparelli e tudo está correndo bem.

O módulo de pouso Schiaparelli irá conduzir uma série de estudos ambientais durante a sua curta missão na superfície de Marte. Por exemplo, ele irá fazer as primeiras medidas dos campos elétricos, combinadas com medidas da concentração de poeira atmosférica, e que fornecerão novas ideias sobre o papel das forças elétricas na elevação de poeira, o mecanismo que provavelmente inicia as grandes tempestades de poeira em Marte. Ele também irá fazer, logicamente uma série de imagens durante os seis minutos da sua descida até a superfície de Marte.

O TGO e o Schiaparelli estão trabalhando bem, e as equipes científicas que os operam continuarão fazendo os procedimentos de calibração e configuração, enquanto a sonda caminha para Marte, para garantir que tudo estará pronto para a missão espetacular que tem pela frente.

Uma próxima grande manobra será uma correção de curso que será feita em Julho para colocar a sonda na rota direta para Marte onde deve chegar em 19 de Outubro de 2016.

Um mês depois do seu lançamento o conjunto TGO e Schiaparelli já completou 83 milhões de quilômetros da sua jornada de 500 milhões de quilômetros até Marte.

Trace_Gas_Orbiter_and_Schiaparelli_labelled

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/ExoMars/First_light_for_ExoMars

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários