A Primeira Descoberta de Petróleo na Arábia Saudita – Uma Descoberta Que Mudou o Mundo (off-topic)

Space Today
16 jan 2015

primeiro_oleo_arabia_saudita

observatory_150105Não sei se todos sabem, mas embora eu seja um apaixonado pela astronomia a minha formação é geofísica e eu atualmente trabalho no ramo do petróleo. Não só isso, meu mestrado e meu doutorado foram na área do petróleo com a qual estou envolvido desde o ano de 2001. Por isso, hoje, resolvi colocar uma imagem aqui que nada tem a ver com a astronomia, mas que tem tudo a ver com a minha área profissional (e como o blog é meu eu coloco o que eu quiser…hehehehe….brincadeirinha pessoal).

Essa imagem é histórica, ela mostra a primeira descoberta de petróleo, numa área do mundo que hoje é na verdade um barril de pólvora, a Arábia Saudita. Em 1938, geólogos da empresa California Arabian Standard Oil Company, ou CASOC pesquisaram e identificaram um local promissor na Arábia Saudita, chamado de Dammam No. 7 (esse que é mostrado na figura acima), localizado perto de uma vila.

O sucesso com o Dammam No. 7 foi eventual e não imediato. Os primeiros três anos de exploração consistiram de tentativas sem sucesso de se produzir óleo. Tentativas essas que se frustraram com a descobertas de cavernas, a perda de ferramentas de perfuração entre outros problemas. Mesmo assim os geólogos insistiram e perfurar mais profundo.

No dia 3 de Março de 1938, a perseverança dos geólogos finalmente teve sua recompensa, com a primeira de muitas descobertas de óleo que levaram eventualmente à descoberta da maior reserva de óleo do mundo.

Essa descoberta representou muito, fez com que toda a economia da Arábia Saudita se desenvolvesse ao redor do petróleo, e teve também implicações mundiais alterando para sempre as relações políticas do Oriente Médio.

Fonte:

http://oilpro.com/image/964/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários