image_3934-Messier-4

A Música Das Estrelas – Space Today TV Ep.277

Space Today
9 jun 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3934-Messier-4

Você já imaginou ouvir o som emitido pelas estrelas?

Foi isso que um grupo de astrônomos da Universidade de Bermingham fizeram.

Na verdade eles detectaram as oscilações acústicas ressonantes de oito antigas estrelas localizadas no aglomerado globular de estrelas Messier 4. Sete das estrelas são gigantes vermelhas e uma estrela é vermelha.

O M4 como é conhecido é o aglomerado estelar mais antigo da Via Láctea com 13 bilhões de anos, além de ser um dos mais próximos da Terra, localizado a apenas 7200 anos-luz de distância.

Usando uma técnica conhecida como sismologia estelar, ou seja, tentam aplicar o mesmo princípio usado na Terra para medir terremotos em estrelas, com o objetivo de medir as oscilações que ocorrem nelas, os astrônomos registraram as oscilações acústicas ressonantes da estrela, e transformaram isso num som audível para o ser humano.

artigo_01

Basicamente, essas oscilações levam a minúsculas variações pulso e no brilho da estrela, e são causadas pelo som armazenado dentro da estrela, medindo esses tons da música estelar, é possível determinar a massa e a idade das estrelas individualmente dentro do aglomerado.

Isso faz com que a sismologia estelar possa ser usada para investigar a história inicial da nossa galáxia, já que ao estudar os aglomerados estamos estudando verdadeiros registros fósseis cósmicos de como a nossa galáxia se formou, e estudando essas estrelas será possível entender mais e melhor como se deu a formação e a evolução da nossa galáxia.

A escala de idade das estrelas está restrita a estudo de estrelas relativamente jovens, o que limita a habilidade de se contar a história da nossa galáxia, com esse estudo será possível investigar as estrelas mais antigas da galáxia.

Como os arqueólogos escavam a Terra em busca de pistas sobre como foi o passado do nosso planeta, os astrônomos poderão agora usar o som das estrelas para realizar uma verdadeira arqueologia galáctica.

Detection of solar_like_oscillations_in_relies_of_the_milk_way_asteroseismology_of_k_giants_in_m4_using_data_from_nasa_k2_mission from Sérgio Sacani

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/stellar-music-milky-ways-oldest-stars-03934.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr