image_2927e-Europa-Clipper

A Missão Europa Clipper da NASA Entra na Sua Fase de Desenvolvimento

Space Today
19 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_2927e-Europa-Clipper

A Europa Clipper da NASA – uma futura missão para a lua de Júpiter Europa – completou sua primeira grande revisão pela agência espacial e agora está entrando na fase de desenvolvimento.

“É um grande dia para a ciência. Nós acabamos de passar pelo primeiro grande marco no ciclo de vida de uma missão que terá como objetivo final nos informar sobre a habitabilidade de Europa”, disse o Dr. Joan Salute, executivo do programa Europa na Sede da NASA em Washington.

Grande parte do que os cientistas sabem sobre Europa vieram dos sobrevoos da sonda Voyager 2 da NASA em 1979 e da sonda Galileo da NASA nos anos de 1990.

Nesses encontros, os pesquisadores observaram um mundo congelado fraturado que mostrou sinais tentadores da presença de um oceano líquido sob a superfície. Um ambiente assim poderia potencialmente ser um lar para a vida microbiana.

Os planos atuais para a missão Europa Clipper são os de uma sonda movida a energia solar que seria lançada nos anos de 2020, chegando na órbita distante do planeta depois de uma jornada de alguns anos.

A sonda orbitaria o planeta gigante a cada duas semanas, tendo assim a oportunidade de fazer sobrevoos próximos da luz congelada.

No total, a missão Europa Clipper realizaria 45 sobrevoos pelo satélite em alturas que variariam de 25 a 2700 km, imageando a superfície congelada de Europa m alta resolução e investigando a composição e a estrutura do seu interior e da casca de gelo.

“Hoje nós demos um grande passo do conceito para a missão, na nossa busca por sinais de vida além da Terra”, notou o Dr. John Grunsfeld do Science Mission Directorate da NASA em Washington.

“Observações de Europa têm fornecido pistas tentadoras nas últimas duas décadas, e o momento tem sido de buscar por resposta para uma das questões mais profundas da humanidade”.

Os instrumentos selecionados para a missão Europa Clipper foram anunciados no dia 26 de Maio de 2015, e incluem: SUrface Dust Mass Analyzer (SUDA), Europa Imaging System (EIS), Europa Thermal Emission Imaging System (E-THEMIS), Plasma Instrument for Magnetic Sounding (PIMS), Interior Characterization of Europa using Magnetometry (ICEMAG), Mapping Imaging Spectrometer for Europa (MISE), Radar for Europa Assessment and Sounding: Ocean to Near-surface (REASON), MAss SPectrometer for Planetary EXploration/Europa (MASPEX), e o Ultraviolet Spectrograph/Europa (UVS).

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/science-europa-clipper-mission-development-stage-02927.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Joel Jonata Ribeiro

    “to bodly go where no man has gone before”

  • Joel Jonata Ribeiro

    to boldly go where no man has gone before