fbpx

A Luz Zodiacal, a Luminescência Atmosférica e a Via Láctea – As Luzes Sobre o ESO

Three Bands of Light

A fraca luz que se estende desde o horizonte até abaixo do centro nesta fotografia é conhecida por luz zodiacal e é causada pela dispersão da luz solar em poeira cósmica situada no plano da órbita da Terra.

Uma segunda luz pode ser vista no horizonte à esquerda. Esta luz vermelha é a luminescência atmosférica, produzida pela atmosfera da Terra. A luminescência atmosférica é causada por processos que ocorrem na atmosfera superior, incluindo raios cósmicos, átomos fotoionizados se recombinando e várias outras reações químicas entre átomos de oxigênio, nitrogênio, hidroxila, sódio e lítio.

A terceira e última luz é a Via Láctea, a nossa casa galática, que aparece alta no céu. Esta faixa consiste em bilhões de estrelas de todos os tipos, sendo muitas delas invisíveis a olho nu, já que se encontram por trás de enormes camadas de poeira interestelar. Este fenômeno faz com que a Via Láctea apareça “manchada”.

No centro da imagem podemos ver o Embaixador Fotográfico do ESO Babak Tafreshi, assistindo ao espetáculo luminoso que se desenrola à sua frente. O seu colega embaixador fotográfico, Yuri Belestsky, obteve esta imagem durante aExpedição UHD do ESO em 2014, quando Babak viajou pelo deserto chileno visitando os locais onde estão instalados os telescópios do ESO.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1614a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo