A Galáxia Anã Kiso 5639 – O Girino Cósmico

Space Today
2 jan 2018

Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra uma galáxia anã, conhecida como Kiso 5639 onde está acontecendo uma grande formação de estrelas.

A Kiso 5639 tem uma forma parecida com uma panqueca, mas como está inclinada com relação a nós, ela lembra um foguete, com uma ponta brilhante e uma longa cauda. Sua aparência faz com que ela seja classificada como sendo uma galáxia do tipo tadpole, galáxia girino.

A parte que lembra a cabeça brilha devido ao hidrogênio, iluminado pela explosão de novas estrelas. A massa dessas jovens estrelas é de cerca de 1 milhão de vezes a massa do Sol. As estrelas estão agrupadas em grandes aglomerados que se formaram a menos de um milhão de anos atrás.

As estrelas consistem principalmente de hidrogênio e hélio, mas cozinham também elementos mais pesados como oxigênio e carbono. Quando as estrelas morrem, elas lançam esses elementos mais pesados para o espaço e enriquecem o gás circundante. Na Kiso 5639, o gás brilhante na cabeça da galáxia é mais deficiente em elementos pesados, do que o resto da galáxia. Os astrônomos acreditam que o último evento de formação de estrelas, aconteceu quando a galáxia capturou gás primordial de seus arredores.

As cavidades no gás existem devido à numerosas detonações de supernovas, que acontecem como explosões de fogos de artifício no céu, cavando buracos no gás superaquecido.

A cauda alongada, vista na imagem se esticando para longe da cabeça da galáxia, com brilhantes estrelas azuis, contém no mínimo 4 distintas regiões de formação de estrelas. Essas estrelas parecem ser mais velhas do que a região de formação de estrelas na cabeça da galáxia.

Filamentos, compostos de gás e de algumas estrelas, se estendem também a partir do corpo principal desse belo girino cósmico.

As observações usadas para compor essa imagem foram feitas em Fevereiro de 2015 e Julho de 2015 com a Wide Field Camera 3 do Hubble. A Kiso 5639 está localizada a aproximadamente 82 milhões de anos-luz de distância da Terra, e só a cabeça da galáxia tem cerca de 2700 anos-luz de diâmetro.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/01/Dwarf_galaxy_Kiso_5639

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!