A Distribuição dos Aerossóis na Atmosfera da Terra

Space Today
24 ago 2018

Respire fundo. Mesmo se o ar parecer limpo, é certo que você estará inalando milhões de partículas sólidas e gotas líquidas. Essas partículas de matéria são conhecidas como aerossóis, e eles podem ser encontrados no ar sobre os oceanos, os desertos, as montanhas, as florestas, gelo e cada ecossistema.

Se você já observou a fumaça saindo de um incêndio, a cinza sendo expelida por um vulcão ou a poeira  sendo soprada pelo vento, o que você está vendo na verdade são aerossóis. Satélites como os de observação da Terra da NASA, como o Terra, o Aqua, o Aura e o Suomi NPP, conseguem observar muito bem os aerossóis, apesar deles oferecerem perspectivas completamente diferentes de centenas de quilômetros acima da superfície da Terra. Uma versão do modelo da NASA, chamado de Goddard Earth Observing Sstem Forward Processing, ou GEOS FP, oferece uma visão similar das partículas que dançam através da atmosfera.

A imagem acima é uma visualização do modelo GEOS FP para os aerossóis na atmosfera da  Terra, no dia 23 de Agosto de 2018. Nesse dia, grandes plumas de fumaça vagavam sobre a América do Norte, e África, três diferentes ciclones tropicais estavam no Oceano Pacífico, e grandes nuvens de poeira estavam sendo sopradas sobre os desertos na África e na Ásia.

As tempestades são visíveis dentro de grandes redemoinhos de aerossol de sal marinho, mostrado em azul, que os ventos levantam no ar como parte do spray marinho. Partículas escuras de carbono, são mostradas em vermelho, e estão entre as partículas emitidas por incêndios, emissões de veículos  e de empresas são outras fontes comuns. As partículas no modelo que são classificadas como poeira, são mostradas em roxo.

A visualização apresentada acima inclui uma camada dos dados da luz noturna, coletados pela banda do dia-nopite do instrumento Visible Infrared Imaging Radiometer suíte, o VIIRS, que viaja a bordo do Suomi NPP, que mostra a localização das cidades.

Crédito da Imagem: NASA/Joshua Stevens/Adam Voiland

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/just-another-day-on-aerosol-earth

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.