A Beleza De Saturno Até Em Infravermelho

Space Today
13 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

oopia18332-1041

A aparência incomum de Saturno nessa imagem é o resultado do planeta estar sendo observado e imageado através de um filtro infravermelho.

Imagens em infravermelho podem ajudar os cientistas a determinarem o local das nuvens na atmosfera do planeta. Nessa imagem, a câmera de grande angular da sonda Cassini, usou um filtro que é especialmente sensível aos comprimentos de onda do infravermelho que são absorvidos pelo metano. O metano não é o maior componente da atmosfera de Saturno, mas uma quantidade suficiente dele está presente para fazer a diferença na quantidade de luz que é refletida pelas diferentes nuvens.

As áreas mais escuras revelam nuvens que estão mais baixas na atmosfera, e assim sendo, possuem mais metano. Áreas brilhantes em Saturno são nuvens de alta altitude. Os cientistas acreditam que essas nuvens de altitudes mais baixas  estão em regiões onde o ar é descendente, enquanto que as nuvens de altitudes mais elevadas estão em regiões de ar ascendente. Assim, imagens como essa podem nos ajudar a mapear o movimento vertical de ar em Saturno.

Essa imagem foi feita com a sonda olhando para o lado não iluminado dos anéis, de uma posição de menos de um grau do plano de anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da Cassini, no dia 25 de Maio de 2015, usando um filtro espectral que preferencialmente admite comprimentos de onda do infravermelho próximo centrado em 890 nanômetros.

A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 1.5 milhões de quilômetros, e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini estava em fase com ângulo de 99 graus. A escala da imagem é de 89 quilômetros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnica, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento, fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov ou:

http://www.nasa.gov/cassini

O site da equipe de imageamento da Cassini, é:

http://ciclops.org .

Fonte:

http://spaceref.com/saturn/looking-at-saturn-in-the-infrared.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários