fbpx

SETI Não Encontra Nada de Extraterrestre Ao Redor da Estrela KIC 8462852

allen-telescope-array

Quem não se lembra a algumas semanas atrás tudo que foi falado e divulgado sobre o sistema estelar KIC 8462852? As redes sociais quase explodiram com a possibilidade de se ter encontrado algum sinal de uma civilização extraterrestre ao redor do sistema estelar, e até quem sabe ter encontrado pela primeira vez uma esfera de Dyson.

Para saber em detalhes tudo sobre essa história, gravei um vídeo que está no Space Today TV, vou deixar o link aqui e o vídeo também nesse post para quem não viu ainda, poder dar uma olhada.

Com o objetivo de tentar solucionar essa grande questão, sobre como a estrela estava perdendo cerca de 20% do seu brilho devido à passagem de algum objeto, ou de alguma estrutura na sua frente, astrônomos de todo o mundo voltaram os mais diversos instrumentos para o sistema estelar, na busca de alguma explicação, e também, na esperança de encontrar algo realmente extraterreno, hipótese essa, explicada pelos próprios astrônomos como sendo muito improvável de acontecer.

Entre todos os instrumentos que foram voltados para a KIC 8462852, o SETI, Serch for Extraterrestrial Inteligence, apontou o seu Allen Telescope Array para a estrela, na busca por algum tipo de sinal, e a conclusão, exposta num artigo que você encontra no final desse post, é que nenhuma evidência clara foi encontrada para algum tipo de sinal inteligente dentro de determinados intervalos de frequências analisados.

dyson-sphere-artist-e1446811593470

O Allen Telescope Array do Instituto SETI, consiste de um conjunto de 42 antenas, cada uma com cerca de 6 metros de diâmetro e que ficam localizada a aproximadamente 500 km ao norte da cidade de San Francisco, na Califórnia.

No dia 5 de Novembro de 2015, o Instituto SETI emitiu uma nota oficial, explicando que eles procuraram por dois diferentes tipos de sinais de rádio, a saber:

1 – Sinais de banda estreita, da ordem de 1 Hz de largura, que seriam sinais gerados por sociedades avançadas para anunciar a sua presença. Esse tipo de sinal é o tipo mais frequentemente buscado pelos experimentos de rádio do SETI.

2 – Sinais de banda larga, que poderiam ser gerados pela propulsão dentro desse sistema estelar. Se existisse um projeto de astroengenharia nas vizinhanças da KIC 8462852, seria possível esperar a presença de uma sonda de serviço realizando essa atividade. Se essa sonda fosse impulsionada por feixes intensos de microondas, parte dessa energia poderia se manifestar como sinais de rádio vazados de banda larga.

O cientista do Instituto SETI, Gerry Harp, comentou que essa foi a primeira vez que usaram o Allen Telescope Array para procurar por sinais de banda relativamente larga, um tipo de emissão que normalmente não é considerada nas pesquisas feitas pelo SETI.

KIC-8462852-infrared-UV-e1446811845112

O anúncio do SETI, conclui que:

As análises dos dados obtidos pelos telescópios não mostram evidências claras para qualquer tipo de sinal entre as frequências de 1 a 10 GHz. Isso elimina completamente a existência de transmissores de aproximadamente 100 vezes a energia terrestre total atual usada no caso de sinais de banda estreita, e de 10 milhões de vezes a usada para emissões de banda larga.

Como esses limites são relativamente altos, pode-se notar o seguinte:

1 – A potência necessária do transmissor para os sinais de banda estreita poderia ser reduzida enormemente, se o sinal fosse deliberadamente emitido na nossa direção.

2 – Os esquemas de propulsão de microondas seriam sem dúvida emitidos, e também reduziria a potência mínima do transmissor necessária para a detecção pelo Allen Telescope Array.

Finalmente pode-se notar que, qualquer sociedade capaz de construir uma Esfera de Dyson, teria acesso à energia num nível próximo de 1027 watts. Mesmo transmissores omnidirecionais seriam detectáveis se somente uma pequena parcela dessa energia fosse usada como sinal.

O astrônomo Seth Shostak do Instituto SETI, diz que, a história da astronomia nos conta que toda vez que pensamos ter encontrado um fenômeno causado por atividades extraterrestres, nós estávamos errados. Mas, embora, seja muito provável que o estranho comportamento do brilho da estrela, tenha suas causas naturais, é prudente checar todas as hipóteses levantadas.

Concluindo, depois de duas semanas de pesquisas feitas com o Allen Telescope Array, na Califórnia, nenhuma evidência foi encontrada para a produção deliberada de um sinal de rádio emitido a partir da estrela KIC 8462852. Continuaremos aqui, buscando por mais notícias e sempre que algo novo sair sobre essa pesquisa, o Space Today estará postando, pois o nosso intuito é deixar, você, leitor sempre informado e nunca esquecendo dos assuntos polêmicos que foram levantados.

Fontes e referências:

http://earthsky.org/space/seti-deliberate-radio-signals-kic-8462852

http://astronomy.com/news/2015/11/seti-sets-its-sights-on-kic-8462852

http://astronomynow.com/2015/11/06/looking-for-artificial-radio-signals-from-star-system-kic8462852/

http://news.discovery.com/space/alien-life-exoplanets/alien-megastructure-seti-spies-no-intelligent-signals-151106.htm

http://phys.org/news/2015-11-deliberate-radio-kic.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo