A Solitária Galáxia Anã Irregular KK246

Diferente de uma galáxia espiral ou elíptica, a galáxia conhecida como KK 246 parece mais pedras preciosas brilhando sobre um veludo preto. A KK 246, também conhecida como ESO 461-036 é o que se chama de uma galáxia anã irregular e fica localizada no que é chamado de Vazio Local, uma grande região de espaço vazio. Essa galáxia solitária é a única conhecida com certeza a residir nesse enorme volume vazio do espaço, embora existam outras 15 candidatas a galáxias nesse mesmo local, elas ainda precisam ser confirmadas.

Embora a imagem pareça estar cheia de galáxias, elas estão na verdade além desse vazio, e formam partes de outros grupos ou aglomerados de galáxias. Os vazios cósmicos como esse, são espaço dentro da grande estrutura da teia cósmica do universo, onde existem poucas galáxias, ou em alguns casos nenhuma galáxia.

Adjacente ao Grupo Local, essa região de espaço vazio tem no mínimo 150 milhões de anos-luz de diâmetro. Só para você ter uma ideia de escala, a nossa galáxia, a Via Láctea em um disco com 150 mil anos-luz de diâmetro, o que faz com que esse vazio seja realmente uma imensa região de nada no universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, E. Shaya, L. Rizzi, B. Tully, et al.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2020a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.