fbpx

VOCË VAI OUVIR O SOM DO BURACO NEGRO DA VIA LÁCTEA!!!

SE INSCREVA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM SEGUNDO DOS PAPOS DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Esta é uma sonificação – tradução em som – da última imagem do Event Horizon Telescope do buraco negro supermassivo no centro da Via…

SE INSCREVA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM SEGUNDO DOS PAPOS DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Esta é uma sonificação – tradução em som – da última imagem do Event Horizon Telescope do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea chamado Sagitário A* (Sgr A*). Usando uma varredura semelhante a um radar, a sonificação começa na posição das 12 horas e varre no sentido horário. As mudanças no volume representam as diferenças de brilho que o EHT observou ao redor do horizonte de eventos de Sgr A*. O material que está mais próximo do buraco negro e, portanto, se move mais rápido, corresponde a frequências mais altas de som. Essa sonificação foi processada de maneira especial para permitir que um ouvinte ouça os dados em som estéreo 3D, em que os sons parecem começar diretamente à frente e depois se movem no sentido horário para um ouvido e depois para o outro à medida que a varredura é feita.
Sobre o Som:

Esta é uma varredura semelhante a um radar, começando às 12 horas e se movendo no sentido horário.

O brilho controla o volume e a posição radial controla as frequências que estão presentes.

A emissão de material mais próximo do buraco negro (que orbita mais rápido) é mapeada para frequências mais altas.

O som é renderizado em áudio binaural. Quando ouvido com fones de ouvido, o som parecerá começar diretamente na sua frente e depois se mover no sentido horário por toda a sua cabeça.

Ouça as três regiões brilhantes por volta de 1, 5 e 9 horas, bem como os tons muito baixos indicando luz mais fraca de fora do anel principal.

Fonte:

https://chandra.si.edu/photo/2022/sgra/animations.html#sgra_radio

#SAGITTARIUSA* #BLACKHOLE #EHT

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo