fbpx

Vênus Em Um Minuto

Nosso planeta irmão, Vênus, poderia servir como um modelo para muitos exoplanetas que estão para serem descobertos com a nova geração de telescópios e telescópios espaciais que estão vindo por aí, como o ELT, o James Webb, entre outros. Vênus pode ter sido mais parecido com a Terra do que seu estado climático atual, que venhamos e convenhamos não é nada agradável de se viver, com temperaturas chegando a 450 graus Celsius e pressão que atinge a mesma que se encontra na Terra, a 1000 metros de profundidade. Como Vênus se desenvolveu de um passado habitável para o atual estado e como isso pode nos ajudar a entender o nosso próprio destino, são perguntas que os cientistas planetários fazem sobre o planeta Vênus.

O que está faltando é uma informação essencial sobre a química da massiva atmosfera de Vênus e como ela está organizada da sua parte superior até a sua parte inferior. Missões que mediram a química detalhada da atmosfera do topo das nuvens até a parte mais quente perto da superfície não foram mais para Vênus desde as décadas de 1970 e 1980. Nós agora temos a oportunidade de voltar lá com sensores modernos e uma sonda que possa estabelecer Vênus como uma janela para o universo. Agora é possível usar métodos de química forense para decifrar a história dos oceanos de Vênus, se os vulcões estão ainda em erupção atualmente ou num passado recente, e como as vastas terras altas de Vênus são estruturadas tanto de forma composicional como distribuídas no espaço 3D. Nós podemos combinar observações de satélites e aquelas feitas por orbitadores e landers, para revelar as maravilhas de Vênus e assim ajudar potencialmente os cientistas a entenderem como planetas parecidos podem se tornar um verdadeiro inferno para a vida.

Fonte:

https://svs.gsfc.nasa.gov/13640

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .