fbpx

UMA IMAGEM RARA DE UM EXOPLANETA BEBÊ

VENHA ESTUDAR COMIGO, NESSA BLACK FRIDAY UMA PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!!! CURSO SOBRE O SISTEMA TÉRRA-LUA POR APENAS 97 REAIS, OU 12 DE 9,70, MAIS DE 30 HORAS DE CONTEÚDO PARA VOCÊ E ACESSO À NOSSA COMUNIDADE NO DISCORD!!! https://spacetoday.app/sistematerralua Um dos…

VENHA ESTUDAR COMIGO, NESSA BLACK FRIDAY UMA PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!!! CURSO SOBRE O SISTEMA TÉRRA-LUA POR APENAS 97 REAIS, OU 12 DE 9,70, MAIS DE 30 HORAS DE CONTEÚDO PARA VOCÊ E ACESSO À NOSSA COMUNIDADE NO DISCORD!!!

https://spacetoday.app/sistematerralua

Um dos planetas mais jovens já encontrado em torno de uma estrela infantil distante foi descoberto por uma equipe internacional de cientistas liderada por professores, alunos e ex-alunos da Universidade do Havaí em Mānoa.

Milhares de planetas foram descobertos ao redor de outras estrelas, mas o que o diferencia é que ele é recém-formado e pode ser observado diretamente. O planeta, denominado 2M0437b, se junta a um punhado de objetos que avançam nossa compreensão de como os planetas se formam e mudam com o tempo, ajudando a lançar uma nova luz sobre a origem do sistema solar e da Terra.

A pesquisa aprofundada foi aceita para publicação nos Avisos Mensais da Royal Astronomical Society e está disponível em formato de pré-impressão em arXiv.org .

“Esta descoberta fortuita adiciona-se a uma lista de elite de planetas que podemos observar diretamente com nossos telescópios”, explicou o autor principal Eric Gaidos, um professor do Departamento de Ciências da Terra de Mānoa UH . “Ao analisar a luz deste planeta, podemos dizer algo sobre sua composição e, talvez, onde e como ela se formou em um disco há muito desaparecido de gás e poeira em torno de sua estrela hospedeira.”

Os pesquisadores estimam que o planeta seja algumas vezes mais massivo do que Júpiter e que se formou com sua estrela vários milhões de anos atrás, na época em que as principais ilhas havaianas surgiram pela primeira vez acima do oceano. O planeta é tão jovem que ainda está quente com a energia liberada durante sua formação, com uma temperatura semelhante à lava em erupção do vulcão Kilauea.

Fontes:

https://keckobservatory.org/infant-planet

https://arxiv.org/pdf/2110.08655.pdf

#EXOPLANET #DIRECTIMAGING #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo