Uma Bela Noite Estrelada na Islândia

No post anterior mostrei uma bela aurora iluminando o planeta Terra e registrada pelos astronautas na ISS. Mas aqui na Terra, as auroras também dão um belo espetáculo nos céus. Essa imagem é de 2011, e naquele ano ela acabou sendo a vencedora doe um concurso internacional de astrofotografias, na categoria em que mostra a paisagem junto com fenômenos astronômicos. A imagem foi feita no lago Jökulsárlón, o maior lago glacial da Islândia. O fotógrafo combinou seis exposições capturando assim não somente dois anéis de aurora verde, mas também a reflexão deles nas águas tranquilas do lago. Como pano de fundo é possível ver a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda. Uma poderosa ejeção de massa coronal do Sol causou essas auroras em 2011 que foram avistadas nos EUA até o estado de Wisconsin. O Sol está atualmente começando a sair do seu mínimo de atividade e o que podemos esperar é que nos próximos anos imagens como essa possam se repetir com muita frequência, e talvez até mesmo que sejam bem mais espetaculares, já que a tecnologia de câmeras e softwares de processamento evoluiu muito nos últimos 10 anos.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap200105.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.