Um Sinal Anômalo Registrado pelo Projeto SETI

Ninguém sabe ao certo o que causou esse sinal. Existe uma remota possibilidade de que tenha se originado de uma inteligência extraterrestre. As cores brilhantes registradas contra o fundo azul indicam que um sinal anômalo foi recebido na Terra por um rádio telescópio envolvido no projeto conhecido como Search for Extraterrestrial inteligence, ou SETI. Uma busca por esses sinais está em andamento por alguns grupos de voluntários membros da chamada Liga SETI. No gráfico acima, o tempo está representado no eixo vertical e a frequência no eixo horizontal. Embora esse forte sinal nunca tenha sido identificado de forma positiva, os astrônomos têm sim identificado nesse sinal características e atributos muito mais mundanos e terrestres. Nesse caso, existe uma grande possibilidade que esse seja um sinal originado de uma modulação incomum ente satélite de GPS e uma fonte não identificada na Terra. Muitos sinais incomuns do espaço permanecem sem identificação. Até agora nenhum sinal foi forte o suficiente e durou tempo o suficiente para ser identificado sem ambiguidades como sendo emitido por uma inteligência extraterrestre.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110206.html

 

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.