Um Enxame de Galáxias Em Mais Uma Imagem Sensacional do Hubble

Essa grande expansão do espaço capturada pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a galáxia conhecida pelo singelo nome de SDSSJ225506.80+005839.9. Diferente de muitas outras galáxias, e nebulosas que são registradas pelo Hubble, essa galáxia não tem um nome popular, e só é conhecida pelo seu longo nome no catálogo SDSS que refere às suas coordenadas no céu. Essa galáxia, que está visível na parte central direita da imagem e todas as suas vizinhas, estão localizadas na constelação de Peixes.

Essa galáxia é o que os astrônomos chamam de uma galáxia pós-explosão de formação de estrelas, ou seja, ela é o produto de fusão de duas galáxias que ocorreu no último bilhão de anos. Esse evento de fusão trouxe gás para o centro da galáxia e criou uma abundância de novas estrelas, das quais as mais brilhantes são visíveis no núcleo remanescente da galáxia. As conchas e caudas visíveis ao redor das galáxias são também resultado desse evento de fusão.

Localizada a uma grande distância é quase que impossível se ter uma ideia dessa galáxia sem a ajuda do Hubble, e como milhares de galáxias distantes e similares e apagadas, ela só foi descoberta e catalogada recentemente. Muitas milhões de outras galáxias ainda esperam para serem descobertas para que possamos ter uma imagem completa do nosso céu noturno.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Zabludoff

Fonte:

[https://www.spacetelescope.org/images/potw2048a/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.