fbpx

Um Belo E Misterioso Tubo de Lava Em Marte

Marte é um mundo fascinante, e muitas das imagens feitas do Planeta Vermelho durante os anos ilustra bem isso. A imagem acima, mostra o que parece ser uma montanha, mas completamente perfurada.

A cavidade não é, pelo menos por enquanto, nenhum produto direto de um experimento de mineração em Marte. O que estamos vendo na verdade é um tubo de lava, o produto de uma antiga atividade vulcânica que ocorreu na subsuperfície marciana.

A feição está localizada no talude oeste do vulcão de escudo, conhecido como Pavonis Mons, a região ao redor dele mostra feições geológicas muito interessantes. Existem ali, longos tubos de lava, falhas, grabens e claro, a grande cratera vulcânica.

A imagem do tubo de lava na imagem principal desse post foi feita em 2011 pela câmera HiRISE da sonda MRO, e logo chamou a atenção dos cientistas por ser algo incomum.

Olhando com mais detalhe, pode-se ver a superfície aberta e o tubo de lava abaixo. Esse tipo de cavidade acontece, pois, algumas vezes, a lava que está ali fluindo se solidifica na superfície enquanto a lava flui por baixo. Então, a lava que está fluindo drena toda a região, deixando para trás cavernas como tubos de lava.

À medida que o tempo vai passando, as seções vão colapsando, deixando o tubo exposto a céu aberto.

As análises revelam que a abertura da cavidade tem 35 metros de diâmetro. O topo da pilha de material colapsado pode ser vista pela abertura a uma profundidade de 28 metros.

Um modelo digital de terreno permite que os cientistas possam calcular o volume de material que foi drenado. Com base nos cálculos, a pilha de material teria 62 metros de altura, o que significa que a cavidade tinha pelo menos 90 metros de profundidade antes do colapso.

Isso é muito maior do que qualquer tubo de lava encontrado na Terra.

Os tubos de lava como esse são muito interessantes, pois fornecem uma proteção natural, à radiação que bombardeia a superfície marciana. Isso significa que esses tubos de lava poderiam ser locais ideias para estabelecer bases subterrâneas.

Além disso, essas cavernas ou tubos de lava poderiam ser locais interessantes para se procurar por vida.

Essas cavidades podem ser no futuro próximo alvos para exploração de robôs, que poderiam descer pelo tubo e analisar o seu interior.

Embora, seja fácil explicar o buraco, existem mistérios. Por exemplo, a forma cônica, por que esse tubo assume essa forma, isso é algo que ainda precisa ser estudado.

Fonte:

https://www.sciencealert.com/what-is-the-deal-with-this-weird-hole-on-mars

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .