Tianwen-1 Faz A Tradicional Foto do Sistema Terra e Lua

Uma tradição quando se manda uma sonda para o espaço profundo, ou seja, para distâncias além da Lua, é que essa missão em algum momento irá virar suas câmeras e fazer uma imagem que mostra a Terra e a Lua juntas no mesmo frame. Esse tipo de imagem ficou marcada pela famosa Pálido Ponto Azul, a imagem que a sonda Voyager 2 fez de todo o Sistema Solar, incluindo a Terra.

Depois, vieram as sondas Cassini, Mars Express, Mars Reconnaissance Orbiter e praticamente todas as outras, sempre que aparece a chance fazem essa imagem marcante.

Nesse mês de julho de 2020 tivemos 3 lançamentos marcantes para Marte, o da missão Hop dos Emirados Árabes Unidos, a missão Tianwen-1 da China e finalmente o lançamento da Mars 2020 com o rover Perseverance da NASA.

A Tianwen-1 chinesa, foi lançada no dia 23 de julho de 2020, e poucos dias depois, quando estava a cerca de 1.2 milhão de quilômetros de distância da Terra, ela virou suas câmeras e fez a bela imagem mostrada nesse post.

Na imagem é possível ver a Terra e a Lua em fase crescente. É uma imagem em preto e branco feito pelo sensor de navegação óptico da sonda.

A missão Tianwen-1 consiste de um módulo orbital, de um módulo de pouso, e de um jipe robô, ou um rover. O objetivo da missão é estudar a morfologia, a estrutura geológica, as características do solo, a distribuição do gelo de água na superfície, a composição do material na superfície, a ionosfera atmosférica, o clima superficial e o ambiente, além de tentar entender o campo físico e a estrutura interna de Marte.

As últimas notícias que se tem da Tianwen-1 é que ela está saudável e em curso para Marte, já deixou a atração da gravidade da Terra, e entrou na órbita de transferência entre a Terra e Marte.

Abaixo a imagem da Terra e Lua feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter

Fonte:

https://www.sciencealert.com/china-s-mars-mission-just-snapped-an-incredible-photo-of-the-earth-and-moon

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.