fbpx

Stephen Hawking Morre Aos 76 Anos

O físico Stephen Hawking morreu, no dia 14 de Março de 2018, 76 anos de idade.

O teórico britânico ficou conhecido pelo seu trabalho sobre buracos negros, relatividade e cosmologia, bem como pelo seu livro que é um best-seller, Uma Breve História do Tempo.

Hawking foi uma figura especial no mundo acadêmico com suas teorias brilhantes e o seu senso de humor. Diferente da maior parte dos físicos, ele também se apresentava de forma única com a sua cadeira de rodas elétrica e seu computador sintetizador de voz.

Sua mais famosa contribuição para a ciência foi a ideia da radiação de Hawking. Aplicando ideias da mecânica quântica ao horizonte de eventos de um buraco negro, ele chegou à conclusão que os buracos negros poderiam não ser inteiramente pretos. Eles poderiam emitir um fraco brilho e eventualmente com o passar dos milhões, bilhões, trilhões de anos, evaporar.

Dr Stephen Hawking Physics professor and author at Cambridge University. 1st September 1988. (Photo by Brian Randle/Mirrorpix/Getty Images)

Sua contribuição mais significante para a cultura popular foi o livro Uma Breve História do Tempo, com suas 250 páginas de cosmologia, física teórica e a história do universo, que foi publicado pela primeira vez em 1988. O livro vendeu mais de 10 milhões de cópias apesar de as vezes ser chamado de o livro mais não lido de todos os tempos.

Em 1963, com 21 anos de vida, Hawking foi diagnosticado com uma doença neural motora, a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que o deixou preso a uma cadeira de rodas o resto da vida e usando somente um músculo na sua bochecha para se comunicar. Quando diagnosticaram a doença, os médicos deram a ele 2 anos de vida.

Cinquenta e cinco anos mais tarde, depois de dois casamentos, 3 filhos, um trabalho fundamental em conectar buracos negros, informação e o Big Bang, além de sua fama mundial, Hawking morreu na sua casa em Cambridge.

Os seus filhos, Lucy, Robert e Tim disseram:

“Nós estamos profundamente tristes pelo fato do nosso pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista, e um extraordinário homem cujo trabalho e legado irão viver por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e seu humor, inspiraram pessoas em todo o mundo. Ele disse uma vez ‘Um universo não seria grande o suficiente, se não fosse o lar das pessoas que você ama’. Nós sentiremos sua falta para sempre”.

Fonte:

https://cosmosmagazine.com/physics/stephen-hawking-dies-at-76

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .