fbpx

Space Today TV Ep.49 – Efemérides de 7 a 12 de Outubro de 2015 e Notícias Astronômicas

7 de Outubro – No norte, por volta das 23:20, observar a galáxia de andrômeda, M31, magnitude 3.5.
                         – Horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol, Saturno se pondo e o cometa Catalina também.
8 de Outubro – Acima do horizonte Norte, observar o Asteroide Vesta, magnitude = 6.33
9 de Outubro – Conjunção Lua Marte, no leste ao amanhecer, antes do nascer do Sol, por volta das 5 da manhã
10 de Outubro – Belo alinhamento no horizonte leste, antes do nascer do Sol, Mercúrio, Lua, Júpiter, Vênus
11 de Outubro – Conjunção Lua e Mercúrio, horizonte leste antes do nascer do Sol
12 de Outubro – Urano em Oposição, magnitude = 5.71 20:30, observar com telescópio.

Notícias:
– Colocando algumas notícias em dia.
– Uma conferência de imprensa aconteceu no Johnson Space Center da NASA no dia 24 de Setembro de 2015, com a próxima tripulação que será enviada para a ISS, incluindo o astronauta da NASA Tim Kopra, o astronauta da ESA Timothy Peake e o cosmonauta da ROSCOSMOS Yuri Malenchenko.
– Eles serão lançados para a ISS no dia 15 de Dezembro de 2015, desde o Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão e lá devem ficar até o mês de Maio de 2016.
– A última semana de Setembro e o início do mês de Outubro foi agitado na ISS, primeiro, o módulo de carga japonês, HTV 5, depois de passar 5 semanas acoplado à ISS levando mantimentos, foi desacoplado, um dia depois, entrou na atmosfera da Terra e queimou sobre o Oceano Pacífico.
– No dia 1 de Outubro, a nave de carga russa Progress, decolou do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, e depois de 6 horas chegou à ISS levando mais de 3 toneladas  de comida, combustível e equipamentos para a tripulação da Expedição 45, e o veículo ficará atracado a ISS até o começo de Dezembro de 2015.
– Na ISS, os astronautas estão experimentando uma tecnologia que poderia permitir com que eles pudessem à distância controlar um rover, ou uma sonda em solo marciano.
– Se os astronautas puderem controlar os rovers, isso diminuirá drasticamente o tempo de resposta dos rovers nas manobras necessárias.
– Além disso, esses robôs poderiam ser controlados à distância na Terra, para acessarem locais perigosos para os seres humanos.
Link para o post no blog sobre a imagem do Curiosity:
Meus contatos:
Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo