Sonda Parker Solar Probe Realiza Sua Quinta Passagem Pelo Sol

Para você que sempre pergunta sobre notícias sobre a Parker Solar Probe, ela acaba de realizar a sua quinta passagem pelo Sol.

A sonda está conduzindo uma maratona de observações do Sol, desde o dia 9 de maio de 2020, as observações irão durar até o dia 28 de junho de 2020, e com isso serão mais de 7 semanas de medidas e observações do Sol, com o objetivo de desvendar todos os segredos da nossa estrela.

A maior aproximação com o Sol aconteceu nessa madrugada, às 5:23 hora de Brasília, do domingo dia 7 de junho de 2020. Nesse momento a sonda passou a cerca de 18.7 milhões de km da superfície do Sol e a uma velocidade de 393 000 km/h, com relação ao Sol.

A Parker Solar Probe foi lancada em agosto de 2018 numa missão para estudar a atmosfera externa do Sol, a chamada coroa solar. A Parker Solar Probe está equipada com 4 instrumentos para tentar resolver dois grandes mistérios sobre a coroa solar, e entender melhor como a nossa estrela funciona. O primeiro mistério é tentar descobrir porque a coroa solar é tão quente, ela é milhões de graus mais quente que a superfície do Sol, como isso é possível é uma das respostas que os cientistas buscam com a Parker Solar Probe. A segunda questão é sobre o vento solar, os cientistas querem entender como a coroa solar lança o vento solar a uma grande velocidade, que processo é esse e como ele ocorre.

O quinto periélio da Parker Solar Probe ocorrido nesse final de semana do dia 7 de junho de 2020 também marcar o prelúdio de um evento importante para a sonda, a sua passagem por Vênus, que deve acontecer  no dia 10 de julho de 2020. A manobra, faz parte de uma série de assistências gravitacionais que sonda receberá ganhar velocidade suficiente para continuar explorando o Sol e se aproximando cada vez mais da estrela.

O sobrevoo de julho de 2020 será a primeira oportunidade de estudar o nosso vizinho, já que a Parker Solar Probe irá passar a 832 km acima da superfície de Vênus. Esse sobrevoo dará aos cientistas informações vitais sobre como a atmosfera de Vênus forma o que os cientistas chamam de cauda, além de mais alguma informação científica importante.

Com a assistência gravitacional a Parker Solar Probe fará periélios ainda mais próximos do Sol na sequência, culminando em 2025 quando a sonda deve passar a apenas 6 milhões de km da superfície do Sol, vamos acompanhando tudo por aqui.

Fonte:

https://www.space.com/parker-solar-probe-fifth-close-approach-flyby.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.