fbpx
30 de novembro de 2021

Sonda MRO da NASA Faz Bela Imagem do Módulo InSight e do Rover Curiosity em Solo Marciano

A câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA recentemente enviou imagens muito interessantes que mostram o rover Curiosity e o Lander InSight no solo marciano.

A HiRISE tem monitorado o local de pouso da InSight na Elysium Planitia, procurando por mudanças na superfície como os rastros deixados pelos chamados dust devils. A imagem da InSight mostrada aqui foi feita no dia 23 de Setembro de 2019, quando a sonda estava a 272 quilômetros acima da superfície de Marte. Essa imagem da InSight é a melhor imagem do módulo já feita do espaço. A imagem mostra claramente os dois painéis solares circulares nos lados do corpo do lander com uma envergadura de 6 metros.

O ponto brilhante na parte mais inferior da sonda é a cobertura protetora do sismômetro em forma de domo. O halo escuro ao redor do lander é o resultado do pouso realizado com a ajuda dos retrofoguetes que marcaram a superfície durante o pouso, enquanto que os dast devils criaram marcas escuras que cortam de forma diagonal a superfície.

Alguns fatores fazem dessa imagem, a imagem mais nítida da InSight, lançada desde o pouso do módulo em Novembro de 2018. Uma das coisas, e talvez a mais importante é que a quantidade de poeira no ar é menor. As sombras estão deslocadas do lander devido à visão oblíqua. A iluminação também foi ótima evitando reflexões brilhantes do lander nos seus painéis solares que apareceram como pixels obscurecidos em outras imagens. Contudo, reflexões brilhantes são difíceis de serem evitadas com a cobertura do sismômetro bem perto do módulo.

A HiRISE também registrou o Rover Curiosity, que está a 600 quilômetros de distância da InSight, explorando uma região na Cratera Gale, conhecida como unidade argilosa.

O gif liberado hoje mostra o Curiosity como uma mancha cinza viajando 337 metros desde o local chamado de Woodland Bay, na parte central superior até a Sandside Harbour, na parte central inferior, perto da mancha preta entre os dias 31 de Maio e 20 de Julho de 2019.

Se você olhar com carinho a imagem poderá ver os rastros deixados pelo Rover virando para o lado direito da segunda imagem.

O Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a InSight, a MRO e o rover Curiosity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Caltech. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder no Colorado. A sonda MRO foi construída pela empresa Lockheed Martin Space.

Para mais informações sobre as missões InSight, Curiosity e MRO, visite:

https://mars.nasa.gov/insight/
https://mars.nasa.gov/msl/
https://mars.nasa.gov/mro/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7518

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo