Sonda Hope Dos Emirados Árabes Unidos Registra Marte Pela Primeira Vez

A primeira missão interplanetária dos Emirados Árabes Unidos está bem a caminho de Marte e fez fotos para provar isso.

A sonda Probe dos EAU, foi lançada do Japão em 19 de julho de 2020, a caminho de Marte. Foi um marco histórico pois representou a primeira vez que uma nação Árabe enviou alguma sonda além da órbita da Terra. Agora a sonda já cumpriu 1 quinto da sua jornada para Marte de acordo com os oficiais que comandam o programa.

A sonda Hope está oficialmente a 100 milhões de quilômetros na sua jornada para o Planeta Vermelho. Marte, como está mostrado na imagem capturada pelo sistema de Star tracker da sonda, está bem na nossa frente, deixando Júpiter e Saturno para trás. A sonda Hope deve chegar em Marte em fevereiro de 2021.

O star tracker é desenhado para manter a sonda Hope na trajetória correta, fornecendo informações exatas da posição da sonda. Além disso, a sonda carrega uma câmera mais tradicional de imageamento que será usada quando ela chegar em Marte para as atividades científicas.

Entre o lançamento e a chegada, a equipe da sonda Hope espera que a sonda possa realizar cerca de 6 manobras de correção de trajetória, para refinar a sua trajetória para Marte. A primeira dessas manobras foi realizada no começo do mês de agosto de 2020.

A sonda Hope realizou com sucesso a sua primeira manobra de correção de trajetória, que serviu também como o primeiro teste dos sistemas de trajetória e de propulsão da sonda, esse teste também serviu para ligar pela primeira vez os motores conhecidos como Delta-V no espaço e ver eles funcionando bem. Foi uma queima que durou 21 segundos e colocou a sonda bem na trajetória para Marte. Todos estão muito satisfeitos com a performance da Mars Hope até o momento.

Uma vez que Hope chegue na órbita de Marte, a sonda irá estudar o clima e a atmosfera do Planeta Vermelho por no mínimo 1 ano marciano, ou seja, 2 anos terrestres.

Fonte:

https://www.space.com/uae-hope-mission-first-mars-photo.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.