Sonda Hope Dos Emirados Árabes Unidos Chega Em Marte Em 9 de Fevereiro de 2021

A primeira missão para Marte dos Emirados Árabes Unidos, irá chegar no Planeta Vermelho no dia 9 de fevereiro de 2021, disse o governo do país.

O orbitador Hope da missão deve chegar em Marte, no mesmo ano de aniversário de 50 anos da formação do país.

O príncipe Hamdan bin Mohammed Rashid Al Maktoum, disse que a missão Hope marca o começo de outros 50 anos que irão trazer grandes realizações com base nos campos da ciência, do conhecimento e da inovação. Os Emirados Árabes Unidos estão usando a missão como um incentivo para encorajar a inovação entre os pesquisadores, e educadores no país.

Se o orbitador Hope chegar bem em Marte, os Emirados Árabes Unidos se tornarão a quinta nação a enviar com sucesso uma missão para o planeta, depois da NASA, dos EUA, da União Soviética, da Agência Espacial Europeia e da Índia. Até agora a sonda já cumpriu cerca de 60% do seu caminho até Marte, depois do seu lançamento que ocorreu no dia 20 de julho de 2020. A sonda deve realizar uma quarta e menor correção de trajetória no dia 29 de dezembro de 2020.

Enquanto a Hope viaja até Marte, sua equipe em solo, em Dubai, verifica, a saúde da sonda, duas ou três vezes por semana. A última grande fase da missão será a sua inserção na órbita, que irá fazer a sonda reduzir sua velocidade e entrar na órbita ao redor de Marte, sem a ajuda em tempo real da Terra. O sinal entre a Terra e Marte leva entre 13 e 26 minutos para ir, e mais o mesmo tempo para voltar.

A Hope está adquirindo dados científicos durante a sua jornada até o Planeta Vermelho. Nos meses que se seguem, ela irá observar o hidrogênio perto de Marte, usando um espectrômetro e irá examinar a poeira interplanetária usando seus star trackers.

As observações de hidrogênio feitas pela sonda Hope, serão calibradas com o espectrômetro que está a bordo da sonda BepiColombo, que passou por Vênus a poucas semanas na sua jornada de sete anos até Mercúrio. Os dados adquiridos pela Hope e pela BepiColombo devem dar mais informações sobre como o hidrogênio está distribuído entre os planetas.

A fase científica da missão em Marte irá começar cerca de 75 dias depois da sua inserção em órbita. A Hope irá orbitar o planeta Marte entre 1000 e 49000 quilômetros.

A sonda deve parecer na órbita marciana adquirindo dados por no mínimo um ano marciano completo, que são 687 dias terrestres. As principais contribuições científicas da missão Hope serão relacionadas com o estudo da dinâmica atmosférica de Marte e do seu clima.

Fonte:

[https://www.space.com/uae-mars-hope-mission-halfway-to-red-planet]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo