Sonda Dawn Mostra Uma Nova Perspectiva da Cratera Occator

Essa visão em perspectiva simulada mostra a Cratera Occator medindo 92 km de diâmetro e com 4 km de profundidade, e que possui as áreas mais brilhantes de Ceres. Essa região tem sido objeto de intenso interesse desde que a sonda Dawn se aproximou do planeta anão no início de 2015. Essa visão, que foi feita com a sonda apontada para o norte, foi gerada usando imagens da órbita de mapeamento de baixa altitude da sonda Dawn, a cerca de 385 km acima da superfície de Cerres.

O detalhe da imagem revela um domo numa cavidade cercada no centro brilhante da cratera. Numerosas feições lineares e fraturas cruzam o topo e os flancos desse domo. Fraturas proeminentes também circundam o domo e correm através de regiões brilhantes menores encontradas dentro da cratera. A área do domo central é chamada de Cerealia Facula e as áreas com pontos brilhantes mais apagados são chamadas de Vinalia Faculae.

Fonte:

https://astronomynow.com/2017/12/19/a-new-perspective-on-ceres-occator-crater/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.