fbpx
29 de novembro de 2021

Rover Perseverance Irá Levar 10.9 Milhões de Nomes Para Marte

Acho que todos aqui lembram da campanha da NASA “Send Yout Name to Mars”, essa campanha convidou pessoas do mundo todo a enviarem o seus nomes para Marte, embarcando a bordo do novo rover da agência, o Perseverance. Foram 10.932.295 pessoas que fizeram isso. Os nomes foram marcados por um feixe de elétrons em 3 chips, juntamente com o ensaio dos 155 finalistas do concurso “Name the Rover”, o concurso que foi feito para escolher no nome do rover. Os chips foram então acoplados a uma placa de alumínio no rover Perseverance, no dia 16 de março de 2020 no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. O rover Perseverance está programado para ser lançado entre julho e agosto de 2020 e se tudo correr bem, deve pousar na Cratera Jezero em Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

Os três chips compartilham espaço na placa que foi marcada com laser mostrando uma imagem gráfica da Terra e Marte e da estrela que ilumina os dois planetas. Ao mesmo tempo que a placa comemora o rover que conecta os dois mundos, a ilustração simples também é um tributo às placas que já foram mandadas para o espaço a bordo das sondas Pioneer e Voyager 1 e Voyager 2. A placa foi colocada num local estratégico que será visível para as câmeras localizadas no mastro do rover Perseverance.

Atualmente, o coronavirus não impactou a programação de lançamento do Mars Perseverance. A instalação foi uma das numerosas atividades recentes realizadas pela equipe de montagem, teste e preparação de lançamento do Perseverance. Em 21 de março de 2020, a equipe começou a reconfigurar o rover para que ele possa ser colocado no topo do foguete Atlas V. Essa reconfiguração inclui abaixar o braço robótico, abaixar e travar o mastro de instrumentos e antena de alto ganho, e retrair as pernas e as rodas do rover.

O rover Perseverance é um cientista robótico que pesa 1043 kg. Ele irá pesquisar por sinais de vida microbiana passada em Marte, além de caracterizar o clima marciano, a geologia, e coletar amostras que no futuro poderão voltar para a Terra, e com tudo isso, irá ajudar a pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, uma divisão do Caltech em Pasadena, está construindo e irá gerenciar as operações do rover Mars Perseverance para a NASA. O Launch Services Program da agência, baseado no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, é responsável pelo gerenciamento do lançamento. O projeto Mars 2020 com o seu rover Perseverance é parte de um programa maior que inclui missões para a Lua como uma maneira de preparar o ser humano para a exploração do Planeta Vermelho.

Para mais informações da missão, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Para conhecer mais sobre os planos da NASA para a Lua e Marte, visite:

https://www.nasa.gov/topics/moon-to-mars

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7624

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo