Rover Perseverance da NASA Para Marte Passa Pelo Flight Readiness Review

O rover Perseverance da missão Mars 2020 passou por um dos marcos principais para poder ser lançado dentro da data prevista, o chamado Flight REadiness Review. A reunião foi uma oportunidade para a equipe da Mars 2020 e para a equipe da United Launch Alliance que está providenciando o lançamento, poderem relatar se tudo está certo com a nave, junto com o foguete Atlas V, com os equipamentos de solo e de voo, com a parte de software, com a parte pessoal e com todos os procedimentos. A janela para o lançamento está prevista para ser aberta na próxima quinta-feira, dia 30 de julho de 2020, às 8:50, hora de Brasília.

“Nossos profundos agradecimentos vão para as várias equipes que trabalharam duro para deixar o Perseverance pronto para voar nesses tempos difíceis”, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine. “Essa missão é emblemática para o espírito da nossa nação de enfrentar os problemas e frente e de encontrar as soluções de forma integrada. A incrível ciência que o Perseverance permitirá e as grandes missões humanas que acontecerão serão inspirações para todos nós”.

“Nós estamos felizes por termos passado por outro marco importante com o Flight Readiness Review completo”, disse Matt Wallace, gerente de projeto para a missão no Jet Propulsion Laboratory da NASA no Sul da Califórnia. “Mas vamos manter a atenção completa passando pelas atividades de pré-lançamento, durante a abertura da janela de lançamento na próxima semana, até termos certeza que a sonda está sã e salva a caminho de Marte, e aí sim poderemos respirar aliviados. Marte não é um alvo fácil, e nós temos que ter toda a atenção para garantir o sucesso da missão”.

Com todas as conexões entre a sonda e o veículo de lançamento Atlas V completas, agora tudo se volta para as atividades de Assembly, Test and Launch Operations, ou ATLO da missão Mars 2020, que consiste nas equipes verificarem cada um dos múltiplos sistemas e subsistemas a bordo do rover, da aeroshell (a concha protetora que levará a sonda até Marte), o estágio de cruzeiro e o estágio de descida.

“A NASA não pode esperar para dar os próximos passos na superfície de Marte com o Perseverance”, disse Lori Glaze, diretor do Planetary Science Division, na sede da NASA em Washington. “A ciência e a tecnologia dessa missão irá ajudar acessarmos as grandes questões sobre a história geológica e astrobiológica de Marte, que estamos trabalhando por décadas , e nós estamos muito animados de estarmos presentes nessa jornada”.

“No ponto em que estamos, a sonda está com energia já e irá se manter assim”, disse Dave Gruel, gerente de ATLO para a missão Mars 2020. “A equipe de operações de lançamento continuará monitorando a saúde da sonda para garantir o GO for launch, nada tão glamuroso, mas uma parte importante do trabalho”.

As equipes que cuidam da sonda e do lançamento têm mais um grande processo de revisão para completar. Ele acontecerá na segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, e é o chamado Launch Readiness Review, e representa a última verificação significante antes da missão receber a aprovação final para proceder com o lançamento.

“Até agora, tudo está certo (ou tudo está green, como eles falam)”, disse Wallace. “Todos envolvidos nesse desafio, desde a equipe que cuida da sonda, passando pela equipe do veículo lançador, até o pessoal que cuida do range, todos, estão esperando ver o Perseverance começar a sua jornada, esperada por muito tempo para Marte”.

Na segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, às 2 da tarde, no horário de Brasília, aproximadamente 1 hora depois do Launch Readiness Review, a NASA irá fazer uma conferência de imprensa pré-lançamento que irá ao ar pela NASA TV.

Outros briefings de pré-lançamento acontecerão no dia 27 de julho, e na terça-feira, dia 28 de julho de 2020. A semana que vem é uma semana cheia, até dia 30 estaremos todos foçados na cobertura do lançamento Perseverance para Marte. Fiquem ligados.

A missão de astrobiologia do rover Perseverance irá buscar por sinais de antiga vida microbiana em Marte. O rover também irá caracterizar o clima e a geologia do planeta, pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho, e ser a primeira missão planetária a coletar amostras do solo marciano. Missões subsequentes, atualmente uma parceria entre a NASA e a ESA serão enviadas para Marte para coletar as amostras da superfície e mandar elas de volta para a Terra para serem analisadas de forma profunda.

O JPL que é gerenciado pelo Caltech, em Pasadena, construiu e irá gerenciar as operações do Perseverance para a NASA. O Launch Services Program da agência, baseado no Kennedy Space Center na Flórida, é responsável pelo gerenciamento do lançamento. A missão Mars 2020 com o rover Perseverance fazem parte do plano maior dos EUA de exploração da Lua e de Marte, que inclui missões para a Lua como uma maneira de preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. O Programa Artemis, como é conhecido presente enviar a primeira mulher para a Lua e o próximo ser humano para o nosso satélite em 2024 e estabelecer a presença sustentável humana na Lua até 2028.

Para mais informações sobre a missão do rover Perseverance Mars 2020 acesse:

http://www.nasa.gov/perseverance

Para mais informações sobre os planos da NASA para a Lua e para Marte, acesse:

https://www.nasa.gov/topics/moon-to-mars

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/nasas-mars-perseverance-rover-passes-flight-readiness-review

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo