fbpx

Rover Perseverance da NASA É Balanceado Para Poder Rodar Tranquilo Pela Superfície Marciana

Faltando menos de 20 semanas para o início da janela de lançamento para Marte, o rover Perseverance da missão Mars 2020 da NASA, continua a sua preparação final para cumprir sua jornada até o Planeta Vermelho. Todas essas atividades estão acontecendo no Kennedy space Center na Flórida. No dia 8 de abril de 2020, a equipe de teste e operações de lançamento completou um teste crucial relativo às propriedades de massa do rover.

As medidas precisas de propriedades de massa são essenciais para que o rover possa pousar com segurança em Marte, pois elas ajudam a garantir uma viagem tranquila entre a Terra e o Planeta Vermelho, e principalmente nas etapas de entrada na atmosfera, descida e pouso final.

No dia 6 de abril de 2020, um meticuloso processo que durou 3 dias começou com o rover Perseverance sendo içado e colocado num equipamento específico para esse tipo de teste. A equipe então começou a girar lentamente o rover ao redor de seu eixo X, uma linha imaginária que se estende através do rover desde a parte traseira dele até à sua frente, isso é feito para poder determinar o centro de gravidade, ou seja, o ponto onde o peso do rover fica igualmente distribuído, com relação a esse eixo.

Depois disso, a equipe colocou o rover na chamada mesa rotativa. Essa mesa lembra muito aquele jogo que você tem discos sobre uma mesa cheia de furinhos por onde sai ar, então, essa mesa rotativa é do mesmo jeito, ela tem uma fina camada de gás nitrogênio que reduz o atrito e onde as medidas podem ser feitas de maneira bem precisa. Para determinar o centro de gravidade do rover com relação ao eixo Z, que se estende desde a parte mais baixa do rover até a sua parte mais alta, e com relação ao eixo Y, que se estende do lado direito para o lado esquerdo do rover, a equipe lentamente começa a gira o rover para um lado e para o outro, calculando assim o desequilíbrio na distribuição de massa.

Feito isso, começa o processo de balanceamento. Você já levou o seu carro para balancear, onde o mecânico gira as rodas e começa a instalar pequenos pesos de chumbo, para manter o carro equilibrado? Então, nesse caso do Perseverance, foi exatamente igual, depois de girar o rover de um lado para outro, e medir tudo que deveria ser medido, os técnicos adicionaram 6.27 kg de massa ao chassi do rover. Isso fez com que o centro de massa do rover ficasse a 0.025 milímetros deslocado com relação ao ponto exato estipulado pelos designers do rover, ou seja, o rover Perseverance está balanceado para poder rodar na superfície de Marte.

O rover Perseverance é um cientista robô que pesa cerca de 1025 kg. Ele irá pesquisar por sinais de vida passada microbiana, irá caracterizar o clima e a geologia do planeta, irá coletar amostras que futuramente poderão serem enviadas para a Terra, e irá pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. Como eu já falei, não importa quando o Perseverance seja lançado, durante a janela que vai de 17 de julho a 5 de agosto de 2020, o dia do pouso na Cratera Jezero em Marte já está marcado e irá acontecer no dia 18 de fevereiro de 2021.

O rover Perseverance da missão Mars 2020 é parte de um programa muito maior realizado pela NASA que inclui missões para a Lua como uma maneira de preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. Esse programa utilizará o retorno dos astronautas para a Lua em 2024 e o estabelecimento de uma presença sustentada do ser humano no nosso satélite a partir de 2028, tudo isso como parte do programa Artemis.

Para maiores informações sobre a missão Mars 2020, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Para mais informações sobre o plano de exploração da Lua e de Marte pela NASA, visite:

https://www.nasa.gov/topics/moon-to-mars

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7643

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .