Rede De Rádio Telescópios Rastreia Jatos Superluminosos Emitidos Por Buraco Negro Distante

Um buraco negro, ejetando material perto da velocidade da luz, foi rastreado com sucesso depois de ter emitido uma explosão em meados de 2018.

As observações do buraco negro, conhecido como MAXI J1820+070, têm dado aos pesquisadores um profundo entendimento sobre como o buraco negro despeja energia no seu ambiente.

Os astrônomos estão estudando esse tipo de jato produzido por buracos negros a cerca de 20 anos e nunca esse tipo de fenômeno foi rastreado de maneira tão eficiente como agora a uma distância tão extrema assim.

A extrema distância do buraco negro, e a separação angular final está entre um dos maiores vistos nesse tipo de sistema. Essas ejeções estão se movendo tão rápido que eles parecem estar se movendo mais rápido que a luz. Esse fenômeno é conhecido como movimento aparente superluminoso.

Os pesquisadores usaram um grupo de rádio telescópios conhecido como e-MERLIN, junto com o VLA e com o MeerKAT, nos EUA e na África do Sul, para rastrear o material sendo ejetado por um período de meses.

Esse trabalho mostra o poder dos instrumentos de última geração como o e-MERLIN, o MeerKAT e o VLA.

A combinação da resolução, da sensibilidade e da resposta rápida, características únicas do e-MERLIN fazem dele, o instrumento perfeito para esse tipo de estudo.

O e-MARLIN é um conjunto de 7 rádio telescópios, espalhando por cerca de 217 km de diâmetro no Reino Unido, conectados por uma rede de fibra óptica muito rápida que os conecta com o Jordell Bank Observatory. O e-MERLIN é uma instalação do Reino Unido para a rádio astronomia de alta resolução, operada pela Universidade de Manchester.

Fontes:

https://stfc.ukri.org/news/black-holes-ejections-are-tracked-by-new-telescope-observations/

https://arxiv.org/pdf/2003.01083.pdf

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo