Querem Dar Uma Volta pela Via Láctea? Não Esqueçam o Mapa.

Alguém já foi para Paris ou Londres, ou até mesmo Nova York? Quem já foi sabe que um ítem de suma importância nessas cidades é o mapa do metrô, com ele, é possível se localizar rapidamente e se movimentar da forma mais inteligente dentro dessas grandes cidades.

Em Londres, por exemplo, o mapa é tão famoso que pode ser encontrado em tudo, canecas, cuecas, gurda-chuva, mouse pad, etc… Esses mapas são como guias de sobrevivência, ninguém sai sem um deles, mesmo os moradores mais antigos dessas cidades precisam desses guias para conseguir uma locomoção efetiva, tendo em vista a complicada e intrigante rede de linhas e estações que existem nesses grandes centros.

E com a Via Láctea, como? Isso mesmo, imagine que você queira se movimentar pela Via Láctea da melhor maneira possível. Com isso em mente, que um pesquisador chamado Samuel Arbesman criou um mapa de metrô para a Via Láctea. Ele se defende dizendo que do mesmo jeito que as cidades, a Via Láctea é um lugar enorme no universo e embora possamos nos defender dizendo que descobrimos planetas a todo momento, buracos negros aqui e ali, núcleos de galáxias e outras estruturas fantásticas, a verdade é que não temos nem idéia de como são as coisas ali fora.

Então para guiar um provável viajante intergaláctico, aí está o mapa do senhor Arbesman. Uma idéia muito boa, e que algumas cidades que conhecemos (Rio, São Paulo) que com certeza são bem menos complexas que a Via Láctea poderiam adotar de forma simples e rápida. Quem sabe nossos prefeitos não vejam isso aqui e entrem em contato com o Sam, para que ele ajude na construção dos complexos mapas de metrô de São Paulo com suas 5 ou 6 linhas e meia dúzia de estações?

Divirtam-se com o mapa.

Fonte:

http://www.arbesman.net/milkyway/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.