fbpx

Quais Os Efeitos Vamos Sentir Na Terra Quando Betelgeuse Explodir Como Uma Supernova?

Betelgeuse é uma estrela que está localizada a aproximadamente 700 anos-luz de distância da Terra. Essa distância não é próxima o suficiente para causar sérios danos no nosso planeta. O que se poderá observar quando Betelgeuse explodir talvez seja um pequeno dano na camada de ozônio do planeta ou um pequeno aumento no nível de radiação no solo, mas esse aumento é bem leve e não causará nada de mais grave com o planeta.

Com base nos últimos trabalhos, uma estrela massiva explodindo como uma supernova precisaria estar a uma distância inferior a 150 anos-luz para causar danos sérioes ao planeta. Os pesquisadores acreditam que isso possa ter acontecido a cerca de 2.6 milhões de anos atrás e possivelmente contribuiu para o evento de extinção em massa que aconteceu no final do Plioceno, que acabou com toda a megafauna marinha.

Uma supernova a uma distância de 25 anos-luz de nós provavelmente causaria uma grande extinção em massa, isso deve ter acontecido 1 ou 2 vezes nos últimos 500 milhões de anos.

A maior ameça na era moderna é provavelmente um evento de prótons do Sol, esse evento ocorre quando o Sol lança uma grande quantidade de prótons energéticos, isso pode destruir as comunicações e afetar as redes de energia. Esses eventos poderiam devastar a nossa civilização tecnológica atual.

Fonte:

http://www.astronomy.com/magazine/ask-astro/2019/06/what-effects-will-occur-on-earth-and-in-our-solar-system-when-the-nearby-star-betelgeuse-becomes-a-supernova

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .