Primeiro Voo Tripulado E Histórico da Cápsula Crew Dragon Endeavour da SpaceX Deve Voltar Para a Terra Em 2 de Agosto de 2020

A primeira missão tripulada da cápsula crew Dragon da SpaceX irá terminar daqui a duas semanas.

A NASA está programando para o dia 2 de agosto de 2020, o splashdown no Oceano Atlântico do Demo-2 Test Flight da cápsula Crew Dragon, que levou para a ISS os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, disse, nesse dia 17 de julho de 2020, Jim Bridenstine, o administrador da NASA.

Se tudo correr como o planejado, Behnken e Hurley irão partir da ISS no dia 1 de agosto de 2020 e pousarão na Terra, um dia depois. Mas, vale lembrar que essas datas não são definitivas, pois, as condições climáticas podem alterar isso.

A Demo-2 foi lançada pelo foguete Falcon 9 da spaceX, no dia 30 de maio de 2020 e chegou na ISS, um dia depois. A duração da missão era incerta até então, no começo da missão, a NASA afirmou que a missão poderia durar de 1 a 4 meses dependendo de como a Crew Dragon iria se comportar.

A Demo-2 foi o primeiro voo orbital humano que foi lançado dos EUA desde que a frota dos ônibus espaciais foi aposentada em julho de 2011. Desde então, a NASA tem confiado na nave russa Soyuz para levar os astronautas norte-americanos para a ISS a um custo de cerca de 90 milhões de dólares por astronauta. A agência espacial norte-americana não queria ser dependente da Rússia por mais muito tempo, e então financiou o desenvolvimento das empresas privadas para levar os astronautas no lugar dos ônibus espaciais.

Então, em 2014, a SpaceX e a Boeing receberam contratos multi-milionários dentro do que é chamado de Commercial Crew Program da NASA para finalizar o trabalho nos seus sistemas de voos humanos e estarem prontos para realizar no mínimo seis missões operacionais para a ISS.

Depois do splashdown da Demo-2, a SpaceX estará pronta para lançar a primeira missão de voos contratados. Essa missão, que já é conhecida como Crew-1, está programada para ser lançada em 30 de agosto de 2020.

No caso da Boeing, a sua cápsula, a CST-100 Starliner, não está pronta ainda para carregar os astronautas para a órbita da Terra, ela precisa refazer o seu voo de teste não tripulado primeiro, para a ISS, que deve acontecer no final de 2020. Durante a primeira tentativa, que aconteceu em dezembro de 2019, a Starliner sofreu um problema com o seu sistema de timing de bordo e falhou em fazer a aproximação com o laboratório orbital. No caso da SpaceX, ela atingiu esse marco no voo não tripulado, no chamado Demo-1 Flight, que aconteceu em março de 2019.

Fonte:

https://www.space.com/spacex-demo-2-mission-splashdown-date.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.