Pouso do Atlantis Marca o Fim de Uma Era

Os trabalhadores mediram e marcaram com letras vermelhas brilhantes “MLG” no ponto onde o trem de pouso principal, ou Main Landing Gear, parou depois que o Atlantis voltou do espaço cumprindo sua última missão. Assegurando o lugar dos ônibus espaciais na história humana de conquista do espaço, o Atlantis retornou com a missão STS-135 sã e salva para casa, pousando na Runaway 15 do Shuttle Landing Facility do Centro Espacial Kennedy na Flórida. O trem de pouso principal tocou o solo às 6:57:00 hora de Brasília da quinta-feira, dia 21 de Julho de 2011, seguido pelo trem de pouso do nariz do veículo, que tocou o solo às 6:57:20 e o veículo parou por completo às 6:57:54. Nessa sua última missão, a 37? até a Estação Espacial Internacional a STS-135 entregou mais de 9400 libras de peças e suprimentos a bordo do módulo de múltiplas propostas logísticas para estação provendo-a por mais de um ano. A STS-135 foi a 33? missão do Atlantis que no total passou 307 dias no espaço, orbitou a Terra 4848 vezes e viajou 125935769 milhas.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2013.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.