fbpx

POR QUE OS ANÉIS DE JÚPITER SÃO TÃO DIFERENTES DOS ANÉIS DE SATURNO?

COMPLETE A SUA COLEÇÃO COM AS 4 CAMISETAS DAS 4 PRIMEIRAS IMAGENS DO JAMES WEBB NA SPACE TODAY STORE!!! https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-colecionador-james-webb-4-camisetas/ Por ser maior, Júpiter deveria ter anéis maiores e mais espetaculares do que Saturno. Mas uma nova pesquisa mostra que…

COMPLETE A SUA COLEÇÃO COM AS 4 CAMISETAS DAS 4 PRIMEIRAS IMAGENS DO JAMES WEBB NA SPACE TODAY STORE!!!

https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-colecionador-james-webb-4-camisetas/

Por ser maior, Júpiter deveria ter anéis maiores e mais espetaculares do que Saturno. Mas uma nova pesquisa mostra que as enormes luas de Júpiter impedem que essa visão ilumine o céu noturno.

“Há muito me incomodou por que Júpiter não tem anéis ainda mais incríveis que envergonhariam Saturno”, disse o astrofísico da UCR Stephen Kane, que liderou a pesquisa.

“Se Júpiter os tivesse, eles pareceriam ainda mais brilhantes para nós, porque o planeta está muito mais próximo que Saturno.” Kane também tinha dúvidas sobre se Júpiter já teve anéis fantásticos e os perdeu. É possível que as estruturas em anel sejam temporárias.

Para entender a razão pela qual Júpiter atualmente tem a aparência que tem, Kane e seu aluno de pós-graduação Zhexing Li executaram uma simulação dinâmica de computador, contabilizando as órbitas das quatro luas principais de Júpiter, bem como a órbita do próprio planeta e informações sobre o tempo em que ele passou. leva para a formação de anéis. Seus resultados estão detalhados aqui , que serão publicados em breve na revista Planetary Science.

Os anéis de Saturno são em grande parte feitos de gelo, alguns dos quais podem ter vindo de cometas, que também são em grande parte feitos de gelo. Se as luas são massivas o suficiente, sua gravidade pode lançar o gelo para fora da órbita de um planeta, ou mudar a órbita do gelo o suficiente para que ele colida com as luas.

“Descobrimos que as luas galileanas de Júpiter, uma das quais é a maior lua do nosso sistema solar, destruiriam muito rapidamente quaisquer grandes anéis que pudessem se formar”, disse Kane. Como resultado, é improvável que Júpiter tivesse grandes anéis em qualquer ponto de seu passado.

“Planetas massivos formam luas massivas, o que os impede de ter anéis substanciais”, disse Kane.

Todos os quatro planetas gigantes do nosso sistema solar – Saturno, Netuno, Urano e também Júpiter – de fato têm anéis. No entanto, os anéis de Netuno e Júpiter são tão frágeis que são difíceis de ver com instrumentos tradicionais de observação de estrelas.

FONTE:

https://news.ucr.edu/articles/2022/07/21/why-jupiter-doesnt-have-rings-saturn

https://arxiv.org/pdf/2207.06434.pdf

#JUPITERRINGS #SATURN #SOLARSYSTEM

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo