fbpx
10 de dezembro de 2024

PERSEVERANCE FAZ RADIOGRAFIA DE MARTE PARA REVELAR SEUS SEGREDOS MAIS PROFUNDOS!!!

LIVE HISTÓRRICA DE LANÇAMNETO DO SLS PARA A LUA NA MISSÃO ARTEMIS I: https://youtu.be/QH5HJF-Xa1Y BAIXE AGORA DE GRAÇA O E-BOOK SOBRE A MISSÃO ARTEMIS I: https://spacetoday.com.br/ebook-artemis1/ VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM…

LIVE HISTÓRRICA DE LANÇAMNETO DO SLS PARA A LUA NA MISSÃO ARTEMIS I:

https://youtu.be/QH5HJF-Xa1Y

BAIXE AGORA DE GRAÇA O E-BOOK SOBRE A MISSÃO ARTEMIS I:

https://spacetoday.com.br/ebook-artemis1/

VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM O SPACE TODAY:

https://spacetoday.com.br/excursaonasa/

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

LINK PARA COMPRAR O LIVRO O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS!!!

https://amzn.to/3SCjRES

Após uma espera tentadora de um ano e meio desde que o Mars Perseverance Rover pousou em nosso vizinho planetário mais próximo, novos dados estão chegando – e trazendo algumas surpresas.

Em um artigo publicado hoje na revista Science Advances , uma equipe de pesquisa liderada pela UCLA e pela Universidade de Oslo revela que as camadas de rocha sob o chão da cratera, observadas pelo instrumento de radar de penetração no solo do rover, são inesperadamente inclinadas. As encostas, espessuras e formas das seções inclinadas sugerem que elas foram formadas por lava de resfriamento lento ou depositadas como sedimentos no antigo lago.

Perseverance está atualmente explorando um delta na borda oeste da cratera, onde um rio alimentava o lago, deixando para trás um grande depósito de sujeira e rochas que acumulou ao longo de seu curso. À medida que o rover coleta mais dados, os pesquisadores esperam esclarecer a complexa história desta parte do Planeta Vermelho.

“Ficamos bastante surpresos ao encontrar rochas empilhadas em um ângulo inclinado”, disse David Paige, professor de ciências da Terra, planetárias e espaciais da UCLA e um dos principais pesquisadores do Radar Imager for Mars Subsurface Experiment, ou RIMFAX. “Estávamos esperando ver rochas horizontais no fundo da cratera. depósito delta mais antigo enterrado no fundo da cratera.”

Paige disse que a maioria das evidências coletadas pelo rover até agora aponta para uma origem ígnea ou fundida, mas com base nos dados do RIMFAX, ele e a equipe ainda não podem dizer com certeza como as camadas inclinadas se formaram. O RIMFAX obtém uma imagem das características subterrâneas enviando rajadas de ondas de radar abaixo da superfície, que são refletidas por camadas de rocha e outros obstáculos. As formas, densidades, espessuras, ângulos e composições de objetos subterrâneos afetam a forma como as ondas de radar retornam, criando uma imagem visual do que está por baixo.

“O RIMFAX está nos dando uma visão da estratigrafia de Marte semelhante ao que você pode ver na Terra em cortes de estradas, onde altas pilhas de camadas de rocha às vezes são visíveis em uma montanha enquanto você dirige”, explicou Paige. “Antes de Perseverance pousar, havia muitas hipóteses sobre a natureza exata e a origem dos materiais do chão da cratera. chão da cratera pode ser um pouco mais complicado do que havíamos previsto.”

Os dados coletados pela RIMFAX fornecerão um contexto valioso para as amostras de rochas que Perseverance está coletando, que eventualmente serão trazidas de volta à Terra.

FONTES:

https://phys.org/news/2022-08-underground-radar-images-mars-perseverance.html

https://www.science.org/doi/epdf/10.1126/sciadv.abp8564

#MARS #PERSEVERANCE #RADIOGRAPHY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo