Parede de Poeira Avança no Deserto do Sahara

A poeira soprada através do oeste da África no final de Abril de 2010 está criando uma pluma com centenas de quilômetros. O equipamento MODIS, Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer a bordo do satélite Aqua da NASA observou a tempestade de poeira em 22 de Abril de 2010. As imagens aqui reproduzidas são em cor natural e mostram na primeira imagem toda a área afetada pela tempestade e na segunda imagem um detalhe da região afetada.

A região afetada pela tempestade de poeira inclui não somente o Deserto do Sahara mas também o Sahel, uma região semi-árida que faz fronteira com o deserto na porção sul. A pluma de poeira pairou primeiramente sobre Burkina Faso e Mali. A poeira continuou até chegar na divisa entre Burkina Faso e o Níger, nesse local uma espessa camada de poeira aparece empurrando na direção sudeste. A aparência ondulada da poeira e o céu relativamente claro para o sudeste sugerem que essa é uma parede poeira em avanço.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43756

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.