Os Misteriosos Sprites Vermelhos São Fotografados na Eslováquia

A foto acima mostra sprites vermelhos dançando sobre uma tempestade localizada no sudeste da Alemanha. Essa foto foi feita um pouco antes da meia noite do dia 18 de Agosto de 2017, quando a tempestades estava a aproximadamente 507 km da cidade do fotógrafo, Low Tatras, na Eslováquia. Os sprites vermelhos são misteriosas formas de raios que algumas vezes aparecem na atmosfera superior acima de tempestades energéticas. Seus flashes vermelhos rosados só podem ser detectados a noite, normalmente com câmeras de alta velocidade, e parecem estar linkados com um tipo particular de descarga elétrica que sai da nuvem para o solo.

Em fevereiro de 2016 eu gravei um vídeo explicando todos os detalhes sobre os sprites vermelhos. O vídeo está abaixo.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2017/09/red-sprites-observed-from-slovakia.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.