Os Interessantes Padrões No Solo Congelado de Marte

Os cientistas têm quase certeza que no solo marciano exista gelo de água, principalmente quando falamos das altas latitudes. Do mesmo modo que as regiões na Terra, conhecidas como permafrost, essa água congelada de forma permanente permanece geologicamente ativa.

Com a mudança das estações do ano, que alternam períodos de calor e frio, faz com que o solo se contraia e expanda. Sob condições favoráveis essas forças geram fraturas no solo congelado liberando o stress causado pela contração. Com o passar de muitos anos desse ciclo de fraturamento, surgem padrões interessantes no solo marciano.

A presença desses padrões em Marte, são pistas valiosas para indicar a ausência ou a presença de gelo na subsuperfície. A imagem aqui apresentada, é o que chamamos de imagem de livro que mostra esse padrão poligonal se formando no solo marciano. A geometria dos polígonos revela pistas sobre por quanto tempo o gelo tem estado nesse local e a profundidade que esse gelo está localizado.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_066782_1110

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.