Opportunity: 5000 Dias Em Marte  

Por: Ned Oliveira

Em Janeiro de 2004, um pequeno rover chegava em Marte, para uma missão de 90 dias, ou seja, 3 meses. Já se foram 14 anos, pro saco e o rover continua lá, trabalhando, na verdade, para contar em dias de trabalhos em Marte, esse rover está completando 5000 Sols.

1 Sol é um dia de trabalho em Marte que é um dia marciano e que é 40 minutos maior do que 1 dia terrestre. Esse rover é o Opportunity.

O seu Sol número 1 foi o dia 25 de Janeiro de 2004, e desde então, o Opportunity vem trabalhando de forma espetacular em Marte.

Ele já cumpriu uma distância maior que 1 maratona, já fez descobertas importantes e atualmente explora um local chamado de Perseverance Valley.

Só para constar ele já mandou para a Terra 225 mil imagens do Planeta Vermelho.

Esse Perseverance Valley, nada mais do que um canal existente no talude da Cratera Endeavour, que o rover está descendo.

Isso é muito importante, pois é a primeira vez que um rover desce por um canal desse tipo em Marte, e os cientistas estão analisando tudo que ele está encontrando pelo caminho atrás de pistas da ação da água, gelo e/ou vento.

Os pesquisadores precisam entender como essas marcas apareceram nas crateras.

Uma das explicações é que elas sejam relíquias de um tempo em que a obliquidade era maior então pacotes de neve, derretiam e escorriam pelo talude deixando as marcas, além disso, o vento também pode ajudar a fazer partículas escorregarem pelo talude deixando essas marcas.

Mas tudo precisa ser investigado, e o rover Opportunity está tendo essa maravilhosa oportunidade. Mesmo depois de 5000 dias de trabalho em Marte, está aí o Opportunity nos mostrando o quão misterioso é o Planeta Vermelho.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/long-lived-mars-rover-opportunity-keeps-finding-surprises

https://www.nasa.gov/feature/jpl/5000-days-on-mars-solar-powered-rover-approaching-5000th-martian-dawn

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.