OLHE PRA CIMA!!! A PASSAGEM DO ASTEROIDE 1994 PC1 PELA TERRA!!

INSCREVA-SE JÁ NO CIÊNCIA SEM FIM, ESSA SEMANA, ASTRONOMIA NA VEIA!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim ============================================================ No dia de hoje, 18 de janeiro de 2022, vamos viver um dia de Não Olhe Para Cima!!! No noite de 9 de agosto de 1994, no…

INSCREVA-SE JÁ NO CIÊNCIA SEM FIM, ESSA SEMANA, ASTRONOMIA NA VEIA!!!

============================================================

No noite de 9 de agosto de 1994, no Observatório de Siding Spring, o astrônomo Robert McNaught descobriu um asteroide.

Esse asteroide recebeu o nome oficial, ou o código oficial de 19944 PC1.

Assim que foi descoberto, o asteroide foi analisado e estudado.

Os astrônomos descobriram que o asteroide era da família Apollo ou seja, um tipo de asteroide cuja órbita cruza a órbita da Terra e o seu periélio, ou seja, o ponto na sua órbita mais perto do Sol, ocorre interno à óribta da Terra.

Seu periélio ocorre a 0.9 UA e o seu afélio, o ponto mais distante da sua órbita ocorre a 1.8 UA, com um período orbital de 572 dias e uma inclinação da órbita com relação à eclíptica de 33.5 graus.

O 1994 PC1 é um asteroide da classe S, um tipo rochoso, e é um pouco maior que o asteroide Bennu, famoso pela visita da sonda OSIRIS-REx da NASA, ele deve ter aproximadamente 1.1 km de diâmetro.

Um fato interessante é que depois da sua descoberta quando foram procurar em imagens antigas, os astrônomos encontraram o asteroide em placas fotográficas do céu datadas de 1974.

O que acontece é que na noite de hoje, 18 de janeiro de 2022, o asteroide 1994 PC1 irá fazer a sua maior aproximação da Terra em séculos, quando vai passar a 1.98 milhão de quilômetros do nosso planeta.

Essa distância é bem segura, não apresenta nenhum risco de colisão com a Terra.

Essa passagem de hoje é a mais próxima desde 1993, ou seja, uma passagem que aconteceu antes da sua descoberta, e é a mais próxima passagem dele paras os próximos 200 anos.

A maior aproximação com a Terra irá acontecer às 18:51 hora de Brasília e estará com uma magnitude de +9, ou seja, uma magnitude boa para ser observado por telescópios pequenos.

Tudo isso serve para mostrar como o nosso céu está sendo bem monitorado.

São descobertos muitos desses asteroides e mesmo os já descobertos têm seus parâmetros orbitais refinados devido à maior quantidade de observações dos asteroide.

Então não tenha medo, pode olhar para cima tranquilamente, ele vai passar bem longe da Terra.

Mas para telescópios espalhados pelo mundo será uma ótima oportunidade de registro do asteroides.

Live no canal do Gian Masi mostrando a passagem do asteroide:

#DONTLOOKUP #1994PC1 #ASTEROID